LEY Nº 10.639/2003: UN ANÁLISIS DE LA ENSEÑANZA DE LA FILOSOFÍA EN EL NUEVO CURRÍCULO DE SÃO PAULO

UMA ANÁLISE DO ENSINO DE FILOSOFIA DO NOVO CURRÍCULO PAULISTA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n2ID33443

Palabras clave:

ley 10.639/03, enseñanza de la filosofía, currículo de São Paulo, educación

Resumen

En un contexto en que la producción de saberes emancipatorios se ve afectada por la construcción de un currículo con bases ideológicas neoliberales, es necesario verificar la vigencia, eficacia y eficacia de la legislación antirracista en el área de la educación, con el objetivo de discutir transformaciones curriculares en la educación básica y la inserción de metodologías afroperspectivistas en el currículo de filosofía tras la reforma educativa. Reconociendo que todavía estamos trabajando para consolidar la enseñanza de la Filosofía como un área de conocimiento y un campo de investigación, y que las consecuencias de la Ley nº 10.639/2003 todavía alimentan el debate nacional, este artículo analiza la enseñanza de la Filosofía en el nuevo Currículo de São Paulo y la legislación responsable de su implementación, con el objetivo de señalar si en los contenidos presentes en las habilidades y competencias del currículo actual, o en los itinerarios de formación, hay conformidad con la Ley nº 10.639/2003, un anti -Legislación racista del ordenamiento jurídico brasileño, que establece el estudio de la historia y la cultura africana y afrobrasileña en todo el currículo nacional.

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Biografía del autor/a

Marina Jenifer Sant Ana Borges Seemann, UFABC

Graduada em Filosofia pela Universidade São Judas (2014), produziu um projeto de Iniciação Científica com o título: "Ceticismo pirrônico e moral no debate filosófico brasileiro". Foi integrante do grupo de estudos de Ceticismo da UNIFESP (2012). Atuou como professora titular de cargo de Filosofia, Sociologia e História da Educação Básica do Governo do Estado de São Paulo. Se graduou em Direito pela Universidade São Judas (2021), com o Trabalho de Conclusão de Curso sob o título "A Humanização das Penas: Uma análise histórico-filosófica". Participou do grupo de estudos de "Direito e Diversidade Étnico-Racial" da USJT (2017). É pós-graduada em Advocacia Trabalhista pela Escola Brasileira de Direito, com o Trabalho de Conclusão de Curso sob o título “Do Direito do Trabalho e as políticas de industrialização na Educação”. É advogada e membro da Comissão pela Igualdade Racial da OAB - Subseção de Itaquera. Recentemente ingressou no Mestrado Profissional em Filosofia na Universidade Federal do ABC, com o projeto de pesquisa "Lei n 10.639/2003: Uma análise do ensino de Filosofia do novo Currículo Paulista”.

Samon Noyama, UFABC

Graduado em Comunicação Social pela Estácio (2003), em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006); Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Ouro Preto (2009) e Doutor em Filosofia pela UFRJ (2014). Realizei Estágio de Pós-Doutorado no IFCS/PPGF UFRJ, sob supervisão de Rafael Haddock-Lobo (2016-2019). Sou membro do Laboratório KHORA de filosofias da alteridade (UFRJ). Fui Coordenador de área do subprojeto de Filosofia do PIBID da Unespar de 2014 a 2018, onde desenvolvi atividades de pesquisa e ensino na área de Estética e Ensino de Filosofia. Trabalhei como professor adjunto, com dedicação exclusiva, na UNESPAR entre 2010 e 2020. Na Unespar fui coordenador do curso de graduação em duas oportunidades (2010-2012) e (2012-2014), coordenador local do Mestrado PROF-FILO de 2014-2017. Fui pró-reitor de Extensão e Cultura da UNESPAR, de 2018-2019. A partir de agosto de 2020 sou professor adjunto da UFABC. Tenho interesse nas áreas de Estética e Filosofia da arte e Ensino de Filosofia.

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Publicado

18-10-2024

Cómo citar

SANT ANA BORGES SEEMANN, M. J.; NOYAMA, S. LEY Nº 10.639/2003: UN ANÁLISIS DE LA ENSEÑANZA DE LA FILOSOFÍA EN EL NUEVO CURRÍCULO DE SÃO PAULO: UMA ANÁLISE DO ENSINO DE FILOSOFIA DO NOVO CURRÍCULO PAULISTA. Saberes: Revista Interdisciplinaria de Filosofía y Educación, [S. l.], v. 24, n. 2, p. FIA11, 2024. DOI: 10.21680/1984-3879.2024v24n2ID33443. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/33443. Acesso em: 19 oct. 2024.

Número

Sección

Dossiê Filosofias Africanas: Vozes plurais e contracoloniais