O UROBORUS NO ROMANCE A HISTÓRIA SEM FIM, DE MICHAEL ENDE
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-3879.2023v23n2ID29830Palavras-chave:
uruboros, metaliteratura, história sem fim, Michael EndeResumo
Este trabalho objetiva analisar a obra A história sem fim do escritor Michael Ende (1979), no que tange aos movimentos metaliterários. A metodologia adotada é de revisão bibliográfica atrelada a análise teórico-textual intrínseca, utilizando como aporte teórico, autores que contribuem com a temática tratada, tais como: Gustavo Bernardo (1999) destacando o conceito de literatura, Gonçalo Palácios (2009) propondo uma percepção do que se entende como articulação do real e a filosofia da linguagem, Roland Barthes (1997) e o seu entendimento sobre a corrupção do silêncio como uma característica da linguagem, Tzvetan Todorov (1980) abordando a generificação do texto fantástico. A narrativa é fundamentalmente cíclica, o texto retorna a dimensão real após fazer uma incursão densa na dimensão do fantástico. Voltando-se para si, a literatura volta ao humano. O uroborus, parace não ter fim, mas o fim dele tende a ser a humanidade.
Downloads
Referências
ARRIBAS, J. C. Metaliteractura: estructuras formales literarias. Barcelona: Anthropos. 2004.
BARTHES, R. Lição. Trad. de Ana Mafalda Leite. Lisboa: Edições 70. 1997.
BERNARDO, G. O conceito de literatura. In: JOBIM, José Luis (Org.). Introdução aos termos
literários. Rio de Janeiro: Eduerj, 1999. p. 135-167.
___________, A ficção cética. São Paulo: Annablume. 2004. p. 140-141.
BORGES, J. L. Ficções. Porto Alegre: Globo, 1978
CARVALHO, N. P. (org) Metaliteratura e suas metáforas. Recife: Editora universitária da
UFRPE. 2018.
ENDE, M. A história sem fim. São Paulo: Martins fontes. 2016.
GELADO, V. G. Poéticas da transgressão: Vanguarda e Cultura Popular no Anos 20 na América
Latina. São Paulo: EdUFSCar. 2006.
PALÁCIOS, G. A. Filosofia e linguagem. Signótica. Goiânia, Cegraf/UFG. 7 (1), 2009. 59-66.
PERRONE-MOISÉS, L. Mutações da literatura no séc. XXI. São Paulo: Companhia das letras
113-124.
TODOROV, T. Introdução à literatura fantástica. Editora Perspectiva: São Paulo. 1980
TORRE, L. S. La poesía en el espejo del poema: la práctica metapoética en la poesía española
del siglo XX. Ed. Universidad de Oviedo. Language Arts & Disciplines. 1993
Downloads
Publicado
Versões
- 25-09-2023 (2)
- 24-09-2023 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Saberes e publicaremos a correção num dos próximos números.