EQUAÇÃO CIVILIZATÓRIA DISCUTIDA NO PROCESSO EDUCATIVO POR MEIO DA TRANSDISCIPLINARIDADE
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-3879.2023v23n1ID31018Palavras-chave:
CTS, Equação Civilizatória, Transdisciplinaridade, Processo EducativoResumo
Diante dos desafios para o aprimoramento do processo educativo atual, bem como da necessidade de provocar uma visão crítica sobre questões cruciais da sociedade, sobretudo das mudanças promovidas pelo avanço tecnológico, nos cabe indagar: quais são os meios que poderiam propiciar ao aluno um entendimento mais claro sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS)? Seria possível promover discussões sobre equação civilizatória por meio de um projeto transdisciplinar? Diante desses desafios que perpassam o processo de ensino, o artigo em questão pretende apontar as perspectivas transdisciplinares como sendo um dos caminhos para discorrer sobre os temas que envolvem a contemporaneidade e, sobretudo, para compreender a equação civilizatória e suas variáveis contemporâneas. Para isso, os apontamentos se darão como resultado de uma pesquisa de revisão bibliográfica e epistemológica que busca sobrepor os limites da disciplinaridade, bem como propiciar um caminho para o processo formativo e educativo de discentes, primando por uma educação mais crítica e reflexiva. Para tanto, à guisa de considerações finais trará projetos e ações educativas que podem ser vislumbradas acerca da transdisciplinaridade, buscando em suas discussões, questões acerca da equação civilizatória.
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