A reificação da consciência atrelada ao vazio do homem contemporâneo
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-3879.2023v23n1ID31752Palavras-chave:
reificação da consciência, educação, teoria crítica, razão instrumentalResumo
O objetivo deste ensaio é analisar o significado filosófico da escultura Melancholy, de Albert György, a partir da reificação da consciência compreendida por Theodor Adorno. Almejamos que, por meio desta relação, o leitor possa compreender como a razão, pelo viés da indústria, transformou-se em mercadoria de uma sociedade que padroniza os indivíduos de acordo com seus moldes capitalistas, promovendo a reificação da consciência. As reflexões partiram das discussões proporcionadas pela disciplina Teoria Crítica e Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista - UNESP de Marília e por meio do GEPEITC - Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Infância e Teoria Crítica da Universidade Estadual de Londrina - UEL. Para este estudo, optamos por uma metodologia de cunho qualitativo, com estudo bibliográfico à luz dos fundamentos da Teoria Crítica da Sociedade, pautando-nos principalmente nas obras de Adorno e Horkheimer, e em autores que dialogam com essa corrente filosófica. Os resultados apontam para a necessidade de uma formação cultural problematizadora, que proporcione reflexões críticas sobre a atual conjuntura, a fim de formar sujeitos emancipados, capazes de enfrentar o sistema capitalista.
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