PRÁTICAS EFETIVAS E SEGURAS DE MEDICAÇÃO
ITINERÁRIO DE IMPLANTAÇÃO CURRICULAR NA ESCOLA MULTICAMPI DE CIÊNCIAS MÉDICAS
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n01ID37954Palavras-chave:
currículo, medicamento, segurança do pacienteResumo
A incorporação do tema segurança do paciente em níveis técnico, graduação e pós-graduação é fomentado em contextos nacional e internacional. Neste cenário, incidentes de segurança envolvendo medicamentos merecem destaque. O objetivo deste estudo é relatar a experiência de implantação de práticas efetivas e seguras de medicação na Escola Multicampi de Ciências Médicas. Para tanto, foi apresentado, de forma descritiva, cronológica e crítico-reflexiva, o itinerário de implantação de atividades curriculares que objetivam a mobilização e a articulação de conhecimentos, habilidades e atitudes inerentes a práticas efetivas e seguras de medicação no contexto desta instituição de ensino. As atividades curriculares implantadas contemplam as dimensões de ensino, pesquisa e extensão, em níveis de graduação e pós-graduação, o que possibilita, em seu conjunto, a qualificação de suas matrizes curriculares em alinhamento com o preconizado em âmbitos nacional e internacional, particularmente, quanto a redução de incidentes de segurança envolvendo medicamentos. Isto reverbera também na reorientação dos processos de trabalho do serviço de saúde. Embora haja alinhamento e coerência com diretrizes de organismos internacionais, o que orienta os processos de mudança é uma formação nos serviços de saúde, com a intrínseca relação com profissionais e usuários e como horizonte inegociável a melhoria do cuidado ofertado às pessoas e centrado nas pessoas.
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