Práticas educativas interdisciplinares em Projetos de Turismo Pedagógico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n01ID38951

Palavras-chave:

Turismo Pedagógico, projetos, interdisciplinaridade

Resumo

O turismo pedagógico (TP) envolve saídas à campo com intencionalidade no planejamento, na execução e na avaliação, que podem transformar-se em projetos de trabalho. O principal objetivo da pesquisa é estudar as práticas educativas interdisciplinares em projetos de TP nos anos iniciais do ensino fundamental do município de Santa Maria - RS. A metodologia é de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, em uma escola do campo. A coleta de dados foi com entrevistas semiestruturadas, com dez professores, e a análise deles, através da técnica de análise de conteúdo. Os resultados visam à socialização segura e autônoma da escola e comunidade num planejamento integrado a várias disciplinas e flexível, a partir de cada turma; utilização de registros audiovisuais, orais e escritos individuais ou coletivos, e o impacto da educação financeira em projetos de TP que trabalham os cinco sentidos na horta escolar, por exemplo. Viagens recreativas são pedagógicas, há experiência, conhecimento in loco, avaliação processual e respeito aos níveis de alfabetização para o desenvolvimento integral.

 

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Publicado

02-07-2025

Como Citar

SAIDELLES ROSSI, Andréia; GIORDANI, Estela Maris. Práticas educativas interdisciplinares em Projetos de Turismo Pedagógico. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 25, n. 01, p. AI11, 2025. DOI: 10.21680/1984-3879.2025v25n01ID38951. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/38951. Acesso em: 8 dez. 2025.

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