Práticas educativas interdisciplinares em Projetos de Turismo Pedagógico
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n01ID38951Palavras-chave:
Turismo Pedagógico, projetos, interdisciplinaridadeResumo
O turismo pedagógico (TP) envolve saídas à campo com intencionalidade no planejamento, na execução e na avaliação, que podem transformar-se em projetos de trabalho. O principal objetivo da pesquisa é estudar as práticas educativas interdisciplinares em projetos de TP nos anos iniciais do ensino fundamental do município de Santa Maria - RS. A metodologia é de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, em uma escola do campo. A coleta de dados foi com entrevistas semiestruturadas, com dez professores, e a análise deles, através da técnica de análise de conteúdo. Os resultados visam à socialização segura e autônoma da escola e comunidade num planejamento integrado a várias disciplinas e flexível, a partir de cada turma; utilização de registros audiovisuais, orais e escritos individuais ou coletivos, e o impacto da educação financeira em projetos de TP que trabalham os cinco sentidos na horta escolar, por exemplo. Viagens recreativas são pedagógicas, há experiência, conhecimento in loco, avaliação processual e respeito aos níveis de alfabetização para o desenvolvimento integral.
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