O PAPEL DA CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA DE 1988 NA REGULAMENTAÇÃO DA ORDEM ECONÔMICA E DAS RELAÇÕES DE CONSUMO

Authors

  • DEISE NEVES NAZARE RIOS BRITO UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA - UNAMA
  • ALEXANDRE MANUEL LOPES RODRIGUES UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA - UNAMA
  • PAULO ROBERTO BATISTA DA COSTA JUNIOR UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA - UNAMA

DOI:

https://doi.org/10.21680/1982-310X.2024v17n1ID37484

Abstract

A Constituição Federal de 1988 desempenha um papel fundamental na estruturação da ordem econômica brasileira e na proteção dos direitos dos consumidores, representando um marco histórico que reflete a preocupação do Estado em promover um ambiente justo e equitativo para as relações de consumo. O presente estudo tem como objetivo analisar como a Constituição Federal de 1988 influenciou a estruturação da ordem econômica brasileira e a proteção dos direitos dos consumidores. Para tal, utilizou-se metodologia de pesquisa bibliográfica e documental, de natureza descritiva, com abordagem dedutiva com procedimento comparativo, tendo como fonte de pesquisa primária a própria lei e, secundárias, doutrinas e artigos. Diante do exposto, é inegável que as garantias constitucionais conferidas ao consumidor no Brasil representam um avanço significativo na salvaguarda de seus direitos fundamentais. Essas garantias conferem ao consumidor uma posição mais fortalecida perante as relações de consumo, proporcionando maior equilíbrio e proteção contra práticas abusivas. A Constituição de 1988 e o Código de Defesa do Consumidor não apenas estabeleceram um arcabouço jurídico robusto, mas também promoveram uma mudança cultural ao reconhecerem o consumidor como parte essencial das relações de consumo. A constante adaptação às novas realidades econômicas e tecnológicas demonstra a vitalidade dessas normas na defesa da dignidade, segurança e equidade nas transações comerciais, através de interpretações atualizadas e aplicação flexível, posto que essas normas buscam acompanhar as transformações do mercado e garantir a proteção dos consumidores em diferentes contextos, reafirmando o compromisso do Estado em garantir um ambiente justo e equilibrado para os consumidores brasileiros.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

ALEXANDRE MANUEL LOPES RODRIGUES, UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA - UNAMA

Doutor em Direitos Humanos, pela Universidade Federal do Pará (2009). Mestre em Direito Penal, pela Universidade Federal do Pará (2002). Professor da Graduação e Pós-Graduação - Mestrado na Universidade da Amazônia (UNAMA). É Promotor de Justiça aposentado do Ministério Público do Estado do Pará. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Penal, Processo Pena, Direitos Humanos e Criminologia.

PAULO ROBERTO BATISTA DA COSTA JUNIOR, UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA - UNAMA

Advogado. Mestrando em Direitos Fundamentais (UNAMA). Especialista em Ciências Criminais (UNAMA)  e Especialista em Controle e Intervenção na Violência pelo Núcleo de Altos Estudos (UFPA).

Published

18-10-2024

How to Cite

NEVES NAZARE RIOS BRITO, D.; LOPES RODRIGUES, A. M.; BATISTA DA COSTA JUNIOR, P. R. O PAPEL DA CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA DE 1988 NA REGULAMENTAÇÃO DA ORDEM ECONÔMICA E DAS RELAÇÕES DE CONSUMO. Revista Digital Constituição e Garantia de Direitos, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 87–112, 2024. DOI: 10.21680/1982-310X.2024v17n1ID37484. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/constituicaoegarantiadedireitos/article/view/37484. Acesso em: 23 nov. 2024.

Issue

Section

30ª EDIÇÃO