Educação feminina desvalida em Sergipe

o caso da Escola da Imaculada Conceição (primeiras décadas do século XX)

Autores/as

  • Josineide Siqueira de Santana

DOI:

https://doi.org/10.21680/2596-0113.2019v2n0ID17348

Palabras clave:

Escola Imaculada Conceição, História da Educação, Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição, Educação de Órfãs

Resumen

O presente artigo tem como objetivos apresentar a implantação da Escola da Imaculada Conceição; sua contribuição à educação de meninas desvalidas em Sergipe, de modo especial na cidade de São Cristóvão e compreender o processo educativo de meninas órfãs e a atuação da referida instituição de ensino no campo da educação feminina. Os fundamentos teóricos metodológicos deste trabalho estão contidos nos pressupostos da Nova História e História Cultural e tem como fundamentação teórica as pesquisas relacionadas à História da Educação, Educação Feminina e Cultura Escolar Ao estudarmos a criação de uma escola para meninas desvalidas, percebemos que apesar das dificuldades, a educação promovida estava em sintonia com o que se pregava no período e o que almejava a sociedade nas primeiras décadas do século XX.

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Biografía del autor/a

Josineide Siqueira de Santana

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Sergipe, Professora Rede Estadual de Educação de Sergipe (SEED).

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Publicado

11-04-2019

Cómo citar

Santana, J. S. de. (2019). Educação feminina desvalida em Sergipe: o caso da Escola da Imaculada Conceição (primeiras décadas do século XX). History of Education in Latin America - HistELA, 2, e17348. https://doi.org/10.21680/2596-0113.2019v2n0ID17348

Número

Sección

Artigos