Educação feminina desvalida em Sergipe
o caso da Escola da Imaculada Conceição (primeiras décadas do século XX)
DOI:
https://doi.org/10.21680/2596-0113.2019v2n0ID17348Palabras clave:
Escola Imaculada Conceição, História da Educação, Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição, Educação de ÓrfãsResumen
O presente artigo tem como objetivos apresentar a implantação da Escola da Imaculada Conceição; sua contribuição à educação de meninas desvalidas em Sergipe, de modo especial na cidade de São Cristóvão e compreender o processo educativo de meninas órfãs e a atuação da referida instituição de ensino no campo da educação feminina. Os fundamentos teóricos metodológicos deste trabalho estão contidos nos pressupostos da Nova História e História Cultural e tem como fundamentação teórica as pesquisas relacionadas à História da Educação, Educação Feminina e Cultura Escolar Ao estudarmos a criação de uma escola para meninas desvalidas, percebemos que apesar das dificuldades, a educação promovida estava em sintonia com o que se pregava no período e o que almejava a sociedade nas primeiras décadas do século XX.
Descargas
Citas
A Cruzada. (1954, dezembro 11). Aracaju, Brasil.
Almeida, J. S. (1998). Mulher e Educação: A paixão pelo possível. São Paulo: Editora Unesp.
Costa, R. M. (2003). Fé, Civilidade e Ilustração: as memórias de ex-alunas do Colégio Nossa Senhora de Lourdes (1903-1973) (dissertação de mestrado). Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, Brasil.
Foucault, M. (2009). Vigiar e Punir. Petrópolis: Editora Vozes.
Freitas, A. G. B. (2002). Pesquisando a educação feminina em Sergipe na passagem do século XIX. Revista Semestral do Núcleo de Pós-Graduação da Universidade Federal de Sergipe, 4, 45-65.
Goldmann, M. A. (1951). Madre Maria Imaculada de Jesus. Bibliografia da Primeira Superiora Geral das Irmãs Franciscanas Missionárias da Imaculada Conceição. Bahia: Mensageiro da Fé.
Lei nº 925, de 6 de novembro de 1925. (1925). Regulamenta o Orfanato de São Cristóvão. Aracaju: Arquivo Público do Estado de Sergipe – APES).
Livro de Crônicas da Congregação das Irmãs da Imaculada Conceição da Mãe de Deus (1922-1958). Acervo: Arquivo do Lar da Imaculada Conceição. Aracaju, Brasil.
Lopes, E. M. T., & Galvão, A. M. (2001). História da Educação. Rio de Janeiro: DP&A.
M. Monteiro (Comunicação Pessoal, Novembro 24, 1993).
Melo, V. A. (2007). As Filhas da Imaculada Conceição: um estudo sobre a educação católica (1915-1970) (dissertação de mestrado). Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, Brasil.
Nascimento, J. C. (2004). Memórias do Aprendizado: 80 anos do Ensino Agrícola em Sergipe. Maceió: Edições Cataventos.
Rotina do Orfanato de São Cristóvão. Acervo: Arquivo do Lar da Imaculada Conceição. Aracaju, Brasil.
Sergipe. Livro de Matrícula Frequência Diária e Aparelhagem Escolar (1948-1949) da Escola do Lar da Imaculada Conceição. Acervo: Lar da Imaculada Conceição.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.