Modernidade a contrapelo – uma produção histórica das desigualdades

Autores

  • Carolina Philippi Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

DOI:

https://doi.org/10.21680/2596-0113.2023v6n1ID34243

Palavras-chave:

História da Educação, Desigualdades Educacionais, Historiografia da Educação

Resumo

Resenha do livro VEIGA, C. G. Subalternidade e opressão sociorracial: - questões para a historiografia da educação latino-americana. Editora Unesp/SBHE, 2022.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Borges, B. G., Gatti Júnior, D. O ensino de História da Educação na formação de professores no Brasil atual. Revista HISTEDBR On-line, 40, 2010, 24-48.

Chaloba, R. F. S. Prefácio. In Veiga, C. G. (ed.), Subalternidade e opressão sociorracial - questões para a historiografia da educação latino-americana. Editora Unesp/SBHE, 2022, p. 12 - 15.

Veiga, C. G. Eurocentrismo e Desigualdade escolar na História da Educação brasileira. Educação. Escola & Sociedade, 16, 2022, p. 1-14.

Veiga, C. G. 'Promiscuidade de cores e classes': tensões decorrentes da presença de crianças negras na história da escola pública brasileira. In Fonseca, M. V. & Pombo, S. A. (eds.), A história da educação dos negros no Brasil. UFF, 2016, p. 217 – 304.

Veiga, C. G. (2010). Conflitos e tensões na produção da inclusão escolar de crianças pobres, negras e mestiças, Brasil, século XIX. Educação em Revista, 26, 263-286.

Capa do livro VEIGA, C. G. Subalternidade e opressão sociorracial: - questões para a historiografia da educação latino-americana. Editora Unesp/SBHE, 2022.

Downloads

Publicado

29-12-2023

Como Citar

Philippi, C. (2023). Modernidade a contrapelo – uma produção histórica das desigualdades. History of Education in Latin America - HistELA, 6(1), e34243. https://doi.org/10.21680/2596-0113.2023v6n1ID34243

Edição

Seção

Resenha