Difficulties and challenges of public education in the Lower Amazon and Tapajós: an analysis of education in the interior of the Province of Grão-do-Pará after Cabanagem (1840-1889)

Authors

  • Sidney Augusto Canto Oliveira Universidade Federal do Oeste do Pará
  • Anselmo Alencar Colares Universidade Federal do Oeste do Pará

DOI:

https://doi.org/10.21680/2596-0113.2023v6n1ID31543

Keywords:

Public Instruction, Grand Pará., Lower Amazon

Abstract

This article aims to understand some of the difficulties and challenges encountered in Public Instruction in Grão-Pará, after the Cabanagem revolt, mainly in the interior region, which hindered the effective implementation of public education for all inhabitants of cities and villages, according to the Law of October 15, 1827. We used bibliographical and documentary research, using mainly official documents from the provincial government and works related to education during the Empire period, questioning the main difficulties faced. Three of them, constantly mentioned, are called by the provincial government as the "Negative Trinity" of Instruction in Grão-Pará, which greatly affected the real implementation of a quality public education in the Province.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Sidney Augusto Canto Oliveira, Universidade Federal do Oeste do Pará

Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, Brasil. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9427-806X.  E-mail: sidcanto@gmail.com 

Anselmo Alencar Colares, Universidade Federal do Oeste do Pará

Professor Titular da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) lotado no Instituto de Ciências da Educação (ICED), curso de Pedagogia. Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UFOPA) e do Doutorado em Educação na Amazônia (PGEDA/UFOPA). Bolsista produtividade em pesquisa CNPq. Editor-executivo da Revista Exitus do PPGE/UFOPA. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil (HISTEDBR, UFOPA). Presidente da Academia de Letras e Artes de Santarém (ALAS). Sócio fundador do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós (IHG-Tap). Membro da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE), da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) e da Sociedade de Educação Comparada (SBEC). Coordenador do Programa de Pós-graduação em Educação na Amazônia - Doutorado Acadêmico (Associação em Rede - Polo Santarém/UFOPA (2019/2020). Coordenador do Programa de Pós-graduação do ICED/UFOPA (2011-2012). Coordenador do Doutorado Interinstitucional UNICAMP/UFOPA (2012-2013). Vice-reitor da UFOPA (2014-04/2018). Tem experiência na área administrativa, no ensino e na pesquisa, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: História da educação na Amazônia; política educacional; formação de professores.

References

Baena, A. L. M. (2004). Ensaio Corográfico sobre a Província do Pará. Brasília: Edições do Senado Federal.

Brasil. (1878). Collecção das Leis do Imperio do Brazil de 1827. Parte Primeira. Rio de Janeiro: Typographia Nacional.

Damasceno, A. A. (2017) instrução no Grão-Pará imperial: do ato adicional de 1834 ao relatório Gonçalves Dias. In: Revista Brasileira História da Educação, Maringá, PR, vol. 17, n. 1 (44), p. 37-64. https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/40708

Melo, W. R. S. de. (2017). Tempos de Revoltas no Brasil Oitocentista: Ressignificação da Cabanagem no Baixo Tapajós (1831-1840). Curitiba: CRV.

Pantoja, A. R. R. L. (2014). Terra de Revolta. Belém: Imprensa Oficial do Estado.

Pará. (1838). Discurso com que o Presidente da Província do Pará fez a abertura da 1ª Sessão da Assembleia Provincial no dia 02 de março de 1838. Belém: Typographia Restaurada de Santos, e Santos menor.

Pará. (1840). Discurso recitado pelo Exm. Snr. Doutor João Antonio de Miranda, Presidente da Província do Pará, na abertura da Assembleia Legislativa Provincial no Dia 15 de Agosto de 1840. Belém: Typographia de Santos & menor.

Pará. (1841). Discurso recitado pelo Exmo. Snr. Doutor Bernardo de Souza Franco, Vice-presidente da Província do Pará, na abertura da Assembleia Legislativa Provincial, no dia 14 de abril de 1841. Pará: Typographia de Santos & menor.

Pará. (1842). Discurso recitado pelo Exmo. Snr. Doutor Bernardo de Souza Franco, Vice-presidente da Província do Pará, na abertura da Assembleia Legislativa Provincial, no dia 14 de abril de 1842. Pará: Typographia de Santos & menor.

Pará. (1845). Discurso recitado pelo Exmo. Snr. Doutor João Maria de Moraes, Vice-presidente da Província do Pará, na abertura da segunda sessão da quarta legislatura da Assembleia Legislativa Provincial, no dia 15 de agosto de 1845. Pará: Typographia de Santos & Filhos.

Pará. (1854). Relatórios a que se refere a Fala que o Exmo. Sr. Conselheiro Sebastião do Rego Barros, Presidente desta Província, dirigiu à Assembleia Legislativa Provincial na abertura do corrente ano. Pará: Typographia da Aurora Paraense.

Pará. (1859). Fala dirigida à Assembleia Legislativa da Província do Pará na Segunda Sessão da XI Legislatura, pelo Exmo. Sr. tenente-coronel Manoel de Frias e Vasconcellos, Presidente da mesma Província, em 01 de outubro de 1859. Pará: Typographia Commercial de A. J. Rabello Guimarães.

Pará. (1860). Relatório que o Exmo. Sr. Dr. Antônio Coelho de Sá e Albuquerque, Presidente da Província do Pará, apresentou ao Exmo. Sr. Vice-presidente, Dr. Fábio Alexandrino de Carvalho Reis, ao passar-lhe a administração da mesma Província, em 12 de maio de 1860. Pará: Typographia Commercial de A. J. Rabello Guimarães.

Pará. (1863). Relatório apresentado à Assembleia Legislativa da Província do Pará na segunda sessão da XIII legislatura pelo Excelentíssimo Senhor Presidente da Província Doutor Francisco Carlos de Araújo Brusque, em 1º de novembro de 1863. Pará: Typographia de Frederico Carlos Rhossard.

Pará. (1867). Relatório apresentado à Assembleia Legislativa Provincial por S. Excª. o Sr. Vice-Almirante e Conselheiro de Guerra, Joaquim Raaymundo de Lamare, Presidente da Província, em 15 de agosto de 1867. Pará: Typographia de Frederico Rhossard,

Pará. (1889). Relatório com que o Exmo. Sr. Dr. Antônio José Ferreira Braga, Presidente da Província, abriu a sessão extraordinária da 26ª Legislatura da Assembleia Legislativa Provincial do Pará, em 18 de setembro de 1889. Pará: Typographia de A. Frutuoso da Costa,

Ponce, A. (1992). Educação e luta de classes. 12 ed. São Paulo: Cortez: Autores Associados.

Salles, V. O. (2005). Negro no Pará sob o regime da escravidão. 3 ed. rev. ampl. Belém: IAP; Programa Raízes.

Santos, P. R. dos. (1999). Tupaiulândia. 3 ed. Santarém, PA: ICBS/ACN: Tiagão.

Saviani, D. [et al.]. (2014). O Legado educacional do século XIX. 3. Ed. Campinas, SP: Autores Associados.

Saviani, D. (2015). História do tempo e tempo da história: estudos de historiografia e história da Educação. Campinas, SP: Autores Associados.

Spruce, R. (2006). Notas de um botânico na Amazônia. Belo Horizonte: Itatiaia.

Tavares, J. L. (1876). O Rio Tapajós: memória onde se estuda semelhante tributário do Amazonas, não só como elemento de riqueza e uma das melhores vias de comunicação, como também porque todo o território que banha é o mais apropriado para o estabelecimento de colônias agrícolas e industriais. Rio de Janeiro: Typographia Nacional.

Villela, H. de O. S. (2014). Do Artesanato à Profissão: Representações sobre a institucionalização da formação docente no Século XIX. In: Stephanou M. e Bastos, M. H. C. Histórias e Memórias da Educação no Brasil, vol. II: Século XIX. 5. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes.

Relatório apresentado à Assemblea Legislativa da Província do Pará na Primeira Sessão da XIII Legislatura pelo EXMo. SENR. Presidente da Provincia Dr. Francisco Carlos de Araujo Brusque em 1 de setembro de 1862

Published

08-04-2023 — Updated on 08-04-2023

How to Cite

Oliveira, S. A. C., & Colares, A. A. . (2023). Difficulties and challenges of public education in the Lower Amazon and Tapajós: an analysis of education in the interior of the Province of Grão-do-Pará after Cabanagem (1840-1889). History of Education in Latin America - HistELA, 6(1), e31543. https://doi.org/10.21680/2596-0113.2023v6n1ID31543

Issue

Section

Artigos