Dificuldades e desafios da instrução pública no Baixo Amazonas e Tapajós: uma análise da educação no interior da Província do Grão-do-Pará após a Cabanagem (1840-1889)

Auteurs-es

  • Sidney Augusto Canto Oliveira Universidade Federal do Oeste do Pará
  • Anselmo Alencar Colares Universidade Federal do Oeste do Pará

DOI :

https://doi.org/10.21680/2596-0113.2023v6n1ID31543

Mots-clés :

Instrução Pública, Grão-Pará, Baixo Amazonas

Résumé

Este artigo visa compreender algumas das dificuldades e desafios encontrados na Instrução Pública no Grão-Pará, após a revolta da Cabanagem, principalmente na região do interior, que dificultaram a efetiva implantação de um ensino público para todos os habitantes das cidades e vilas, conforme a Lei de 15 de outubro de 1827. Nos utilizamos de pesquisa bibliográfica e documental, utilizando, principalmente, documentos oficiais do governo da Província e de obras relativas à educação no período do Império, questionando quais as principais dificuldades enfrentadas. Três delas, constantemente referidas, são denominadas pelo governo como a “Trindade Negativa” da Instrução no Grão-Pará, que afetaram, sobremaneira, a real implantação de um ensino público de qualidade na Província.

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Sidney Augusto Canto Oliveira, Universidade Federal do Oeste do Pará

Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, Brasil. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9427-806X.  E-mail: sidcanto@gmail.com 

Anselmo Alencar Colares, Universidade Federal do Oeste do Pará

Professor Titular da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) lotado no Instituto de Ciências da Educação (ICED), curso de Pedagogia. Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UFOPA) e do Doutorado em Educação na Amazônia (PGEDA/UFOPA). Bolsista produtividade em pesquisa CNPq. Editor-executivo da Revista Exitus do PPGE/UFOPA. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil (HISTEDBR, UFOPA). Presidente da Academia de Letras e Artes de Santarém (ALAS). Sócio fundador do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós (IHG-Tap). Membro da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE), da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) e da Sociedade de Educação Comparada (SBEC). Coordenador do Programa de Pós-graduação em Educação na Amazônia - Doutorado Acadêmico (Associação em Rede - Polo Santarém/UFOPA (2019/2020). Coordenador do Programa de Pós-graduação do ICED/UFOPA (2011-2012). Coordenador do Doutorado Interinstitucional UNICAMP/UFOPA (2012-2013). Vice-reitor da UFOPA (2014-04/2018). Tem experiência na área administrativa, no ensino e na pesquisa, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: História da educação na Amazônia; política educacional; formação de professores.

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Relatório apresentado à Assemblea Legislativa da Província do Pará na Primeira Sessão da XIII Legislatura pelo EXMo. SENR. Presidente da Provincia Dr. Francisco Carlos de Araujo Brusque em 1 de setembro de 1862

Publié-e

08-04-2023 — Mis(e) à jour 08-04-2023

Comment citer

Oliveira, S. A. C., & Colares, A. A. . (2023). Dificuldades e desafios da instrução pública no Baixo Amazonas e Tapajós: uma análise da educação no interior da Província do Grão-do-Pará após a Cabanagem (1840-1889). History of Education in Latin America - HistELA, 6(1), e31543. https://doi.org/10.21680/2596-0113.2023v6n1ID31543

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