Dificuldades e desafios da instrução pública no Baixo Amazonas e Tapajós: uma análise da educação no interior da Província do Grão-do-Pará após a Cabanagem (1840-1889)
DOI:
https://doi.org/10.21680/2596-0113.2023v6n1ID31543Palabras clave:
Instrução Pública, Grão-Pará, Baixo AmazonasResumen
Este artigo visa compreender algumas das dificuldades e desafios encontrados na Instrução Pública no Grão-Pará, após a revolta da Cabanagem, principalmente na região do interior, que dificultaram a efetiva implantação de um ensino público para todos os habitantes das cidades e vilas, conforme a Lei de 15 de outubro de 1827. Nos utilizamos de pesquisa bibliográfica e documental, utilizando, principalmente, documentos oficiais do governo da Província e de obras relativas à educação no período do Império, questionando quais as principais dificuldades enfrentadas. Três delas, constantemente referidas, são denominadas pelo governo como a “Trindade Negativa” da Instrução no Grão-Pará, que afetaram, sobremaneira, a real implantação de um ensino público de qualidade na Província.
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