Formação docente para o Ensino Secundário e os Cursos da CADES em Campo Grande, Mato Grosso (1956 a 1959)

Autores

  • Stella Sanches de Oliveira Silva Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Marcela Oliveira da Silva Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.21680/2596-0113.2020v3n0ID23632

Palavras-chave:

CADES, Ensino Secundário, Formação de Professores

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de apurar a configuração docente de uma escola de ensino secundário, Colégio Estadual Campo-grandense, na cidade de Campo Grande, bem como o desenvolvimento dos cursos e aplicação de exames da Campanha de Aperfeiçoamento e Difusão do Ensino Secundário (CADES) que ali ocorreram, observando a formação docente secundarista como objeto. O procedimento investigativo foi subsidiado pelas contribuições de Jörn Rüsen. Para tanto, foram selecionadas fontes documentais (1953 -1959) e dissertações de mestrado entre 2005 e 2013. O processo investigativo apontou características que revelaram tanto a configuração da formação dos professores como também as formas de contratação desses profissionais. 

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Biografia do Autor

Stella Sanches de Oliveira Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Orcid: https://orcid.org/0000-0001-7643-8015

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, Brasil

Marcela Oliveira da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3947-7514

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, Brasil

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Publicado

31-12-2020

Como Citar

Silva, S. S. de O. ., & Silva, M. O. da . (2020). Formação docente para o Ensino Secundário e os Cursos da CADES em Campo Grande, Mato Grosso (1956 a 1959). History of Education in Latin America - HistELA, 3, e23632. https://doi.org/10.21680/2596-0113.2020v3n0ID23632

Edição

Seção

Artigos