O acervo escolar do Parque Infantil Violeta Dória Lins: culturas infantis em perspectiva

Autores

  • Flávia Martinelli Ferreira Universidade Estadual de Campinas
  • Daniele Cristina Carqueijeiro de Medeiros Universidade Estadual de Campinas
  • Ingrid Dittrich Wiggers Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.21680/2596-0113.2024v7n1ID35229

Palavras-chave:

Acervo escolar, História da Educação, Parque Infantil, Culturas Infantis

Resumo

O Parque Infantil Violeta Dória Lins foi inaugurado em Campinas, em 1940, como elemento da política implantada pela Secretaria de Cultura do estado de São Paulo. Ao longo de sua trajetória, a instituição reuniu documentos, fotografias e outros itens da cultura material. Em 2017, esses documentos foram organizados em um arquivo, que pretendia conservar e manter os materiais históricos encontrados. O presente artigo tem como objetivo descrever e analisar o processo de organização do acervo, bem como apontar linhas de pesquisa a partir do material armazenado. A organização permitiu que novas fontes de pesquisa – em sua maioria, fotografias – fossem instituídas. Com a análise preliminar, foi possível estabelecer um objeto de investigação a partir das culturas infantis construídas no parque.

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Biografia do Autor

Flávia Martinelli Ferreira, Universidade Estadual de Campinas

Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, Brasil

Daniele Cristina Carqueijeiro de Medeiros, Universidade Estadual de Campinas

Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, Brasil

Ingrid Dittrich Wiggers, Universidade de Brasília

Faculdade de Educação Física, Universidade de Brasília, Brasília, Brasil

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Prédio novo do Parque Infantil Violeta Dória Lins (1966)

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Publicado

15-09-2024

Como Citar

Ferreira, F. M. ., Medeiros, D. C. C. de ., & Wiggers, I. D. . (2024). O acervo escolar do Parque Infantil Violeta Dória Lins: culturas infantis em perspectiva . History of Education in Latin America - HistELA, 7(1), e35229. https://doi.org/10.21680/2596-0113.2024v7n1ID35229

Edição

Seção

Artigos