INTERNSHIP EXPERIENCES IN EARLY CHILDHOOD EDUCATION:
THE CONSTRUCTION OF THE PEDAGOGUE TEACHER IN PRACTICE
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n2ID37956Keywords:
Supervised Internship, Teacher Learning, Early Childhood EducationAbstract
This paper is an experience report articulated by two students with the support of a supervisor, in the construction and consolidation of classroom teaching activities. It is known that the internship in early childhood education is a fundamental practical experience for future educators, providing the opportunity to apply pedagogical theories in a real environment. In addition, interns learn to work as a team with other educators and to communicate effectively with families. This experience contributes to the formation of better prepared professionals, enabling them to deal with the challenges of early childhood education and to foster the integral development of children. Thus, by reporting our internship experiences, we hope to contribute to the expansion of the internship and the possible impacts for a teacher training focused on practice that favors not abandoning the profession after initial training in pedagogy.
Downloads
References
BASILE, J. Adivinha, adivinha, o que tem na caixinha? 1ª ed., Poços de Caldas/MG: Ed. Leiturinha, 2024.
BELINKY, T. A cesta de dona Maricota. 1ª ed., São Paulo/SP: Ed. Paulinas, 1998.
BRASIL. LDB: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. – 7. ed. – Brasília, DF: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2023.
CARLETO, E. A., SOUSA, I. C., SILVA, R. L. F. C., FERREIRA, S. A. M. – Sala de Recursos Multifuncionais: Inclusão ou exclusão escolar? Revista História e Diversidade, Vol. 2, nº1, 2013.
COSTA, D F.; MACIEL, S. M. da C.; MOURA, M. A. da S.; OLIVEIRA, M. F. da S.; SILVA, V. A.; WATHIER, J. C. A Importância Da Cantiga De Roda Como Instrumento De Aprendizagem Na Educação Infantil. Revista Científica Semana Acadêmica. Fortaleza, ano MMXVIII, nº 128, 2018. Disponível em: https://semanaacademica.org.br/artigo/importancia- da-cantiga-de-roda-como-instrumento-de-aprendizagem-na-educacao-infantil. Acesso em: 10 set. 2024.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 18. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001.
SACRISTÁN, J. G. Poderes instáveis em educação. Porto Alegre, Artes Médicas, 1999.
SANTANA, M. I; RUAS, M. A; QUEIROZ, P. H. B. O impacto do tempo de tela no crescimento e desenvolvimento infantil. Revista Saúde em Foco, 14ªed., 2021, pp. 169-179.
SILVA, L. I. A importância do brincar na educação infantil. Monografia (graduação em Pedagogia – modalidade a distância). UFPB/CE. – João Pessoa: UFPB, 2013.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE. Projeto Pedagógico: curso superior de licenciatura em pedagogia. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Centro de Ensino Superior do Seridó. Departamento de Educação, Caicó: EDUFRN, 2018.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Cauê Almeida Galvão, Sâmia Lorena Oliveira Medeiros, João Paulo Silveira de Medeiros
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Saberes e publicaremos a correção num dos próximos números.