EXPERIÊNCIAS EM ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

A CONSTRUÇÃO DO PROFESSOR PEDAGOGO NA PRÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n2ID37956

Palavras-chave:

Estágio Supervisionado, Formação de Professores, Educação Infantil

Resumo

Este trabalho se trata de um relato de experiência articulado por dois estudantes com apoio de um orientador, na construção e consolidação das atividades de regência em sala de aula. Sabe-se que o estágio na educação infantil é uma experiência prática fundamental para futuros educadores, proporcionando a oportunidade de aplicar teorias pedagógicas em um ambiente real. Além disso, os estagiários aprendem a trabalhar em equipe com outros educadores e a comunicar-se efetivamente com as famílias. Essa vivência contribui para a formação de profissionais mais preparados, capacitando-os a lidar com os desafios da educação infantil e a fomentar o desenvolvimento integral das crianças. Dessa forma, ao relatarmos nossas experiências de estágio esperamos colaborar com a ampliação do estágio e dos impactos possíveis para uma formação docente voltada à prática que favoreça o não abandono da profissão após a formação inicial em pedagogia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cauê Almeida Galvão, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professor Substituto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Historiador e Mestre em Estudos Latino-Americanos (UNILA); Doutor em Educação (UFMG). Pesquisador do Grupo de Pesquisa Educação e Drogas (UERJ/CNPq). Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas da Educação em Paulo Freire (CERES-UFRN/CNPq). Coordenador do Observatório de Política e Educação para as Drogas em Abya Yala (OPEDAY).

Sâmia Lorena Oliveira Medeiros, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Bacharela em Sistemas de Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Graduanda em Pedagogia pela UFRN. Tem interesse em áreas relacionadas à Educação Infantil e uso de tecnologias ou mídias na educação.

João Paulo Silveira de Medeiros, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduando em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Monitor e Bolsista por três anos nas disciplinas e projetos voltados a Neurociência Cognitiva e Educação Matemática. Tem interesses em Educação Infantil e Fundamental com ênfase em Educação Especial e Inclusiva.

Referências

BASILE, J. Adivinha, adivinha, o que tem na caixinha? 1ª ed., Poços de Caldas/MG: Ed. Leiturinha, 2024.

BELINKY, T. A cesta de dona Maricota. 1ª ed., São Paulo/SP: Ed. Paulinas, 1998.

BRASIL. LDB: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. – 7. ed. – Brasília, DF: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2023.

CARLETO, E. A., SOUSA, I. C., SILVA, R. L. F. C., FERREIRA, S. A. M. – Sala de Recursos Multifuncionais: Inclusão ou exclusão escolar? Revista História e Diversidade, Vol. 2, nº1, 2013.

COSTA, D F.; MACIEL, S. M. da C.; MOURA, M. A. da S.; OLIVEIRA, M. F. da S.; SILVA, V. A.; WATHIER, J. C. A Importância Da Cantiga De Roda Como Instrumento De Aprendizagem Na Educação Infantil. Revista Científica Semana Acadêmica. Fortaleza, ano MMXVIII, nº 128, 2018. Disponível em: https://semanaacademica.org.br/artigo/importancia- da-cantiga-de-roda-como-instrumento-de-aprendizagem-na-educacao-infantil. Acesso em: 10 set. 2024.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 18. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001.

SACRISTÁN, J. G. Poderes instáveis em educação. Porto Alegre, Artes Médicas, 1999.

SANTANA, M. I; RUAS, M. A; QUEIROZ, P. H. B. O impacto do tempo de tela no crescimento e desenvolvimento infantil. Revista Saúde em Foco, 14ªed., 2021, pp. 169-179.

SILVA, L. I. A importância do brincar na educação infantil. Monografia (graduação em Pedagogia – modalidade a distância). UFPB/CE. – João Pessoa: UFPB, 2013.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE. Projeto Pedagógico: curso superior de licenciatura em pedagogia. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Centro de Ensino Superior do Seridó. Departamento de Educação, Caicó: EDUFRN, 2018.

Downloads

Publicado

06-11-2024

Como Citar

ALMEIDA GALVÃO, C.; OLIVEIRA MEDEIROS, S. L.; SILVEIRA DE MEDEIROS, J. P. EXPERIÊNCIAS EM ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A CONSTRUÇÃO DO PROFESSOR PEDAGOGO NA PRÁTICA. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 24, n. 2, p. AI03, 2024. DOI: 10.21680/1984-3879.2024v24n2ID37956. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/37956. Acesso em: 13 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.