A Arquitetura da Disciplina

A Relação entre Maurício Tragtenberg e Michel Foucault

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n2ID38086

Palavras-chave:

Maurício Tragtenberg, Michel Foucault, Educação

Resumo

O presente ensaio tem por objetivo analisar a concepção educacional de Maurício Tragtenberg a partir de sua intersecção com Michel Foucault. Para tanto, partiremos da concepção de Maurício Tragtenberg sobre a educação burocrática, indicando como esta última foi constituída para atender as necessidades de reprodução do capitalismo. No contexto capitalista, a educação inclinou-se para a reprodução da força de trabalho, exercendo um controle sobre as práticas e sobre os corpos a partir de mecanismos punitivos, de forma próxima ao que desenvolveu Michel Foucault em “Vigiar e Punir”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ACCIOLY E SILVA, D. A educação escolar na obra-trajeto de Maurício Tragtenberg: legitimação do poder versus autogestão pedagógica. In: BOTO, C., ed. Clássicos do pensamento pedagógico: olhares entrecruzados. Uberlândia: EDUFU, p. 293-17, 2019.

FOUCAULT, M. História da Sexualidade I: A Vontade de Saber. Rio de Janeiro: Editora Graal, 1988.

______. O Poder Psiquiátrico. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2006.

______. Vigiar e Punir: nascimento da Prisão. Petrópolis: Editora Vozes, 1987.

PHINTENER, M. J. As fontes filosóficas do pensamento de Maurício Tragtenberg: inventário e subsídios para compreensão de uma filosofia de combate. Dissertação (Mestrado em Filosofia). São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2021.

PIERUCCI, A, F. O Desencantamento do mundo: Todos os Passos do Conceito em Max Weber. São Paulo: Editora 34, 2013.

PROTETITI, H. A burocracia na sociologia da dominação de Max Weber: Contribuições

à pesquisa educacional. Revista em Tese, v. 18, n. 1, p. 253-277, 2021.

RODRIGUES, F. C. Contribuições de Maurício Tragtenberg: a delinquência da educação no Brasil. Revista Argum, Vitória, v. 14, n. 1, p. 48-62, jan./abr. 2022.

SELL, C. Max Weber e a sociologia da educação. Revista Contraponto, v. 2, n. 2, p.

-215, 2002.

______. Racionalidade e Racionalização em Max Weber. Revista Brasileira de

Ciências Sociais (RBCS), v. 27, n. 79, p. 153-233, 2012.

SILVA, A. O. Maurício Tragtenberg e a Pedagogia Libertária. Lutas Sociais, v. 6, p.

–20, 2004.

SILVA, A. O. Maurício Tragtenberg e a Pedagogia Libertária. Lutas Sociais (PUCSP), São Paulo, v. 06, p. 7-17, 1999.

______. Maurício Tragtenberg: Militância e Pedagogia Libertária. Ijuí (RS): Editora Unijuí, 2008.

TRAGTENBERG, M. A delinquência acadêmica [1982]. In TRAGTENBERG, M.

Sobre educação, política e sindicalismo. São Paulo: Ed. Unesp, [1982] 2004.

______. Administração, poder e ideologia. São Paulo: Editora UNESP, 2005.

______. Educação Brasileira: diagnóstico e perspectivas [1979]. In TRAGTENBERG,

M. Educação e burocracia. São Paulo: Ed. Unesp, [1979] 2012.

_______. A Escola como Organização Complexa. EDUCAÇÃO & SOCIEDADE. SEÇÃO COMEMORATIVA. Educ. Soc. 39 (142). Jan-Mar, 2018.

______. Memórias de um Autodidata no Brasil. São Paulo: Editora Escuta, 1999.

______. O conhecimento expropriado e reapropriado pela classe operária – Espanha 80. In: Educação & Sociedade, n.8. São Paulo: Cortez e Autores Associados, set. 1980, p. 53-62.

______. O Pensamento de Max Weber. Revista de História, [S. l.], v. 32, n. 65, p. 169-

, 1966.

______. Os Economistas: Max Weber (Textos Selecionados). Apresentação. São Paulo: Editora Nova Cultura, 1997.

______. Relações de Saber e Poder na Escola. Lua Nova, v. 1, n. 4, p. 68-72, 1985.

VIANA, A. O Pensamento de Maurício Tragtenberg. Goiânia: Editora Ragnatela,

WEBER, M. Economia e Sociedade. Brasília: Editora UnB, 1999

Downloads

Publicado

05-12-2024

Como Citar

PEREIRA, R. G. N. A Arquitetura da Disciplina: A Relação entre Maurício Tragtenberg e Michel Foucault . Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 24, n. 2, p. AI04, 2024. DOI: 10.21680/1984-3879.2024v24n2ID38086. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/38086. Acesso em: 21 dez. 2024.