IDENTIDADE SURDA E A PRODUÇÃO DE DISCURSOS

ANÁLISE DIALÓGICA DAS STICKERS-LIBRAS SOBRE AS ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE CAMPINA GRANDE (2024) EM UM GRUPO NO WHATSAPP

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n2ID42024

Palavras-chave:

Identidade surda, Teoria Dialógica da Linguagem, eleições municipais, stickers-Libras, WhatsApp

Resumo

Partindo dos pressupostos elencados pela Teoria Dialógica da Linguagem, este artigo analisou stickers-Libras no grupo “Comunidade Surda” no WhatsApp, considerando os conceitos de identidade surda, das stickers-Libras como formas de posicionamento e das relações dialógicas e pontos de vista como meios de interação e expressão de valores e ideologias. A metodologia aplicada possui natureza descritiva e qualitativa (Nunes; Nascimento; Alencar, 2016; Lessa de Oliveira, 2008), organizada em duas categorias: 1) pontos de vista sobre os candidatos políticos na forma de stickers-Libras e 2) relação dialógica “eu te amo” na forma de sticker-Libras. O contexto de geração dos dados ocorreu em outubro de 2024, durante o segundo turno das eleições municipais de Campina Grande/PB. Os resultados evidenciam como sujeitos surdos se posicionam discursivamente em contextos de discussão política, ressignificando práticas comunicativas digitais e corporais no espaço virtual.

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Biografia do Autor

EmanuelEverton Grangeiro da Silva, Universidade Federal de Campina Grande

Mestrando em Estudos Linguísticos, na linha de pesquisa "Ensino de Línguas e Formação Docente", com área de concentração em Estudos Linguísticos. Graduado em Letras Libras pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) em 2024, tem se dedicado aos estudos em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e no uso de tecnologias digitais aplicadas ao ensino de línguas. Durante a graduação, atuou como monitor nas disciplinas "Literaturas em Línguas de Sinais", "Produção Literária em Libras" e atuou como monitor na disciplina de "Libras" instrumental. Sua produção acadêmica inclui publicação em capítulo de livro, apresentações em eventos científicos e a organização de encontros acadêmicos, como a "Semana de Letras: Língua, Literatura e Ensino (SELET)" ;"XIII Seminário Nacional sobre Ensino de Língua Materna, Estrangeira e de Literaturas (SELIMEL)" ; "II Simpósio do Dia Nacional dos Surdos (2023)" e o "ARTLIBRAS (2023)", consolidando sua atuação na área de ensino de línguas e formação de professores. Sua pesquisa atual está voltada para a formação docente e metodologias inovadoras no ensino de Libras, explorando o papel das tecnologias digitais para promover inclusão e acessibilidade educacional. Fluente em Libras e com proficiência em inglês, seus interesses acadêmicos incluem ensino de línguas, formação docente e produção de materiais didáticos acessíveis e inclusivos, principalmente que versem no ambiente digital.

Ítalo Urbano Barro s Fernandes, Universidade Federal de Campina Grande

Mestre em Linguagem e Ensino pela Universidade Federal de Campina Grande (PPGLE/UFCG). Especialista em Educação, com linha de pesquisa em Gestão Escolar pela Faculdade Rebouças (FRCG). Licenciado em Letras Libras pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Professor substituto do curso de Letras Libras da UFCG (2023-2025). Possui mais de cinco anos de experiência no ensino de Libras como segunda língua (L2) para ouvintes, em curso oferecido pela Prefeitura Municipal de Queimadas. Atua como diretor pedagógico e professor do curso profissionalizante Construindo Libras, voltado à formação de ouvintes, desde 2021. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em ensino e aprendizagem da Libras, formação de professores e interação discursiva. Desenvolve e divulga pesquisas na área por meio de publicações, capítulos de livros e apresentações em eventos acadêmicos.

Samuel Filipe Guedes do Nascimento, Universidade Federal de Campina Grande

Faz mestrado em Linguagem e Ensino (PPGLE/UFCG), e é professor de Língua Portuguesa. Atualmente faz pesquisas relativas aos estudos do Círculo de Bakhtin, com foco no dialogismo. Se interessa por assuntos voltados à BNCC, Educação Inclusiva e Psicanálise. Seus estudos possuem estreita relação entre Psicologia Analítica e Linguagem.

José Tiago Ferreira Belo, Universidade Federal de Campina Grande

Mestre em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (2016). Graduado em Letras-LIBRAS pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2012). É Ativista da Educação Bilíngue para Surdos e da Escola Bilíngue para Surdos da Paraíba. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras-LIBRAS. Trabalha como Professor Adjunto do Magistério Superior e Coordena o Curso de Licenciatura em Letras-Libras na Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. Além é Membro do NDE e Colegiado do Curso. Coordena o Grupo de Vestibular Letras-LIBRAS na UFCG e também é Membro do CEPE do CH/UFCG e integrava o Projeto Informática Contextualizada para Pessoas com Deficiência Auditiva e Visual do SENAI-PB (2013), trabalhando com a Adaptação de Material Didático para o Atendimento de Alunos Surdos na Educação Profissional Inclusiva. Atuou como professor de Libras em várias Instituições de Ensino Superior e sempre participa de eventos científicos buscando aprimorar conhecimentos na área de educação e linguística de pessoas surdas, relacionada com a aquisição do português como L2. E tornou-se o primeiro Surdo a obter o titulo acadêmico de mestre da Paraíba e recebeu a Medalha de Honra ao Mérito Municipal, pela Câmara Municipal de Campina Grande - CMCG.

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Publicado

22-11-2025

Como Citar

SILVA, EmanuelEverton Grangeiro da; S FERNANDES, Ítalo Urbano Barro; NASCIMENTO, Samuel Filipe Guedes do; BELO, José Tiago Ferreira. IDENTIDADE SURDA E A PRODUÇÃO DE DISCURSOS: ANÁLISE DIALÓGICA DAS STICKERS-LIBRAS SOBRE AS ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE CAMPINA GRANDE (2024) EM UM GRUPO NO WHATSAPP. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 25, n. 2, p. BHK04, 2025. DOI: 10.21680/1984-3879.2025v25n2ID42024. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/42024. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

DOSSIÊ: Teoria Dialógica do Círculo de Bakhtin em foco: estudos sobre práticas sociais, históricas e culturais de linguagem

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