THE EVOLUTION OF PROFESSIONAL EDUCATION IN BRAZIL AND IN THE STATE OF PIAUÍ: A HISTORICAL COMPARATIVE STUDY

UM ESTUDO COMPARATIVO HISTÓRICO

Authors

  • Sebastião Barbosa Carvalho Instituto Federal do Piauí - Campus Parnaíba-PI
  • Rafael Fernandes de Mesquita

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2023v24n1ID33486

Keywords:

professional education;, evolution;, Brazil;, Piauí;, ProfEPT.

Abstract

From when it was made official to the present day, Professional Education has played a fundamental role in the Brazilian economy and society, filling gaps in the job market and boosting the country's development. Understanding the historical path of this educational modality is essential for building a more promising future, in which Vocational and Technological Education can consolidate itself as an essential pillar in the progress and development of the Nation. This article presents a comparative and descriptive historical study on the evolution of Professional and Technological Education in Brazil and in the State of Piauí. The objective is to analyze how this educational modality has developed over time, based on bibliographic sources on the subject, taking into account historical, political and socioeconomic aspects, and to identify the main factors that influenced this evolution. The results may provide subsidies for the improvement of educational policies, which may aim at a Professional Education that is more adequate to social and economic demands, both at national and regional levels.

Downloads

Download data is not yet available.

References

AMARAL, J. J. F. Como fazer uma pesquisa bibliográfica. Fortaleza, CE: Universidade Federal do Ceará, 2007. Disponível em: <http://200.17.137.109:8081/xiscanoe/courses-1/mentoring/tutoring/Como%20fazer%20pesquisa%20bibliografica.pdf>Acesso em: 2 dez. 2022.

BERGER FILHO, Leite et al. Educação profissional no Brasil: novos rumos. Revista Iberoamericana de educación, 1999. Disponível em: https://redined.educacion.gob.es/xmlui/bitstream/handle/11162/24843/rie20a03.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 25 jul. 2022.

BRASIL, Decreto Nº 7.566, de 23 de setembro de 1909. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf3/decreto_7566_1909.pdf. Acesso em: 11 jul. 2022.

BRASIL. CONSTITUIÇÃO DOS ESTADOS UNIDOS DO BRASIL (DE 10 DE

NOVEMBRO DE 1937). Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao37.htm. Acesso

em: 20 jul. 2022.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm#:~:text=L9394&text=Estabelece%20as%20diretrizes%20e%20bases%20da%20educa%C3%A7%C3%A3o%20nacional.&text=Art.%201%C2%BA%20ª%20educa%C3%A7%C3%A3o%20abrange,civil%20e%20nas%20manifesta%C3%A7%C3%B5es%20culturais. Acesso em: 20 jun. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Centenário da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Portal do MEC, 2009a. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/centenario/historico_educacao_profissional.pdf. Acesso em: 24 jul. 2022.

BRASIL. Ministério Da Educação (MEC). Instituições da Rede Federal. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/rede-federal-inicial/instituicoes

Acesso em: 23 jul. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Plano de Expansão da Rede Federal de Educação Tecnológica. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/expansao_plano.pdf

Acesso em: 25 jul. 2022.

BRASIL. Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/lei/l12513.htm#:~:text=Institui%20o%20Programa%20Nacional%20de,sobre%20a%20organiza%C3%A7%C3%A3o%20da%20Seguridade. Acesso em: 24 jul. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Novos Caminhos: Educação Profissional e Tecnológica gerando mais oportunidades, emprego, renda e novas tecnologias. Brasília, 2021a. Disponível em: http://novoscaminhos.mec.gov.br/. Acesso em: 24 jul. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Histórico da Educação Profissão Tecnológica no Brasil. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/79ontente79e/79ontente/article?id=68731. Acesso em: 23 jun. 2022.

CAMPOS, Lorraine Vilela. NOVOS CAMINHOS - Programa do Governo Federal pretende aumentar a oferta de cursos profissionalizantes e técnicos.

Disponível em: https://vestibular.brasilescola.uol.com.br/bolsas-estudo/novos-caminhos.htm. Acesso em: 25 jul. 2022.

CAVALCANTE, Ilane Ferreira; OLIVEIRA, João Paulo. A função social da Educação Profissional e Tecnológica: uma análise do Projeto Político-Pedagógico do IFRN. In: V Seminário Nacional Sociologia & Política, 2014, Anais. Curitiba, Universidade Federal do Paraná, 2014, p. 2-17. Disponível em: http://docplayer.com.br/68386616-A-funcao-social-da-educacao-profissional-e-tecnologica-uma-analise-do-projeto-politico-pedagogico-do-ifrn.html. Acesso em: 4 ago. 2022.

CIAVATTA, Maria. A formação integrada a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. Revista Trabalho Necessário, v. 3, n. 3, 2005. Disponível em: https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/6122/5087. Acesso em: 10 ago. 2022.

CIAVATTA, Maria. Mediações históricas de trabalho e educação: gênese e disputas na formação de trabalhadores (1930-60). Rio de Janeiro: Lamparina, 2009.

CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise. Ensino Médio e Educação Profissional no Brasil Dualidade e fragmentação. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 5, n 8, p.27-41, jan/jun. 2011. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/45/42. Acesso em: 28 jul. 2022.

DAGMAR, M.L.Z. Breves anotacoes sobre a historia do ensino medio no Brasil e a reforma dos anos 1990. In: ENSINO MEDIO E ENSINO TECNICO NO BRASIL E EM PORTUGAL: raizes historicas e panorama; Programa de Estudos Pos-Graduados em Educacao: Psicologia da Educacao, __/__ (Org.). Campinas: Autores Associados, 2005.

DE BESSA, Chera Rosane Leles et al. Interdisciplinaridade no ensino médio integrado: considerações para uma formação omnilateral. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, v. 2, n. 19, p. e9496-e9496, 2020. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/9496/pdf. Acesso em: 10 ago. 2022.

DIAS, Joilson Alcindo. A importância da educação profissional para o mercado de trabalho contemporâneo. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, v. 1, n. 16, p. e6029-e6029, 2019. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/6029/pdf. Acesso em: 27 mai 2023.

DOMINGUEZ, Enriete Cogo. Um olhar sobre a educação de jovens e adultos integrada à educação profissional e tecnológica no contexto das políticas públicas educacionais do IFFAR-Campus São Vicente do Sul. 2021. Disponível em: https://arandu.iffarroupilha.edu.br/bitstream/itemid/202/1/DISSERTACAO%20FINAL%20Enriete%20Cogo%20Dominguez.pdf. Acesso em: 18 jul. 2022.

FARIAS, Leideana Galvão Bacurau de - Educação profissional técnica de nível médio a distância no Brasil [Em linha]: meta-análise da regulamentação dos estados do Nordeste. [S.l.]: [s.n.], 2019. 249 p. Disponível em: https://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/9022. Acesso em: 30 jul. 2022.

FERES, Marcelo. Desafios e possibilidades para o desenvolvimento estratégico da educação profissional técnica no Brasil e sua articulação com o Ensino Médio. Brasília: DF, jun. de, 2018.Disponível em: https://movimentopelabase.org.br/wp-content/uploads/2020/04/ept-estudo-marceloferes.pdf. Acesso em: 18 jul. 2022.

FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise. (orgs.). Ensino Médio Integrado Concepção e Contradições. São Paulo: Cortez, 2012.

GARCIA, Adilso de Campos et al. Educação profissional no Brasil: origem e trajetória. Revista Vozes dos Vales, v. 12, p. 1-18, 2018. Disponível em: http://site.ufvjm.edu.br/revistamultidisciplinar/files/2018/05/Edilene1502.pdf. Acesso em: 20 jul. 2022.

KUENZER, A. Z. Ensino médio e profissional: as políticas do Estado neoliberal. São Paulo: Cortez, 1997, 104p.

MAGALHÃES, Fernanda Pizarro. Gêneros discursivos da esfera empresarial no ensino da educação profissional: reflexões, análises e possibilidades, 2011. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Católica de Pelotas, Pelotas, 2011. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/ppgl/files/2018/11/G%C3%AAneros-Discursivos-da-Esfera-Empresarial-no-Ensino-da-Educa%C3%A7%C3%A3o-Profissional-Reflex%C3%B5es-An%C3%A1lises-e-Possibilidades-Fernanda-Pizarro-de-Magalh%C3%A3es.pdf. Acesso em: 10 ago. 2022.

MOURA, Dante Henrique. Educação básica e educação profissional e tecnológica: dualidade histórica e perspectivas de integração. Holos, v. 2, p. 4-30, 2007. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11/110. Acesso em: 19 jul. 2022.

NOSELLA, Paolo. Ensino médio: em busca do princípio pedagógico. Educação e

Sociedade, Campinas, v. 32, n. 117, p. 1051–1066, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/wFtvf3SFQR6y5qfVvNPmY8s/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 18 jul. 2022.

PACHECO, Elieser. Os institutos federais: uma revolução na educação profissional e tecnológica. Brasília: MEC/SETEC, 2011.

PELISSARI, Lucas Barbosa. A REFORMA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO BRASIL. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=167931-rcp001-21&category_slug=janeiro-2021-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 26 ago. 2022.

RAMOS, Marise Nogueira. Possibilidades e desafios na organização do currículo integrado. IN: FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; e RAMOS, M. N. (Orgs.) Ensino médio integrado: concepção e contradições. São Paulo: Editora Cortez, 2005.

RAMOS, Marise Nogueira. Ensino médio integrado: lutas históricas e resistências em tempos de regressão. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, v. 1, n. 1, p. 27-49, 2017. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/356/317. Acesso em: 8 ago. 2022.

RÊGO. Vilson Ribamar. 100 fatos de uma escola centenária/Vilson Ribamar Rêgo. Antônio Gerardo Rodrigues. Teresina: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, 2009.

RODRIGUES, Antônio Gerardo et al. Centro Federal de Educação Tecnológica do Piauí: 90 anos de ensino profissionalizante. Teresina: EDUFPI, 2002.

SANTANA, Francisco das Chagas. A expansão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, de 2008 a 2010: um estudo sobre a localidade dos Campi no território piauiense. 2012. 175 f. Tese (Doutorado em Geografia), Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Rio Claro, 2012. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/104429/santana_fc_dr_rcla.pdf;sequence=1. Acesso em: 12 ago. 2022.

SANTANA, Darlem Juliana Silva. Memórias docentes: trajetórias profissionais e história da educação profissional no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (1970-2010) [manuscrito] / Darlem Juliana Silva Santana. – 2015. Disponível em: http://www.repositorio.jesuita.org.br/bitstream/handle/UNISINOS/3918/Darlem%20Juliana%20Silva%20Santana_.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 12 ago. 2022.

SAVIANI, Dermeval. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, v. 12, n. 34, p.152-165, jan./abr. 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v12n34/a12v1234.pdf. Acesso em: 25 jul. 2020.

SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo, SP: Cortez, 2007.

SOUSA, Karina Cardoso de et al.. A educação profissional e tecnológica no piauí: de escola de aprendizes artífices a institutos federais. VII CONEDU - Conedu em Casa... Campina Grande: Realize Editora, 2021. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/80308. Acesso em: 24 ago. 2022.

Published

26-12-2023

How to Cite

BARBOSA CARVALHO, S.; FERNANDES DE MESQUITA, R. THE EVOLUTION OF PROFESSIONAL EDUCATION IN BRAZIL AND IN THE STATE OF PIAUÍ: A HISTORICAL COMPARATIVE STUDY: UM ESTUDO COMPARATIVO HISTÓRICO. Saberes: Interdisciplinary Journal of Philosophy and Education, [S. l.], v. 24, n. 1, p. EE02, 2023. DOI: 10.21680/1984-3879.2023v24n1ID33486. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/33486. Acesso em: 21 nov. 2024.