Uma análise da execução dos roteiros afro do Olha! Recife
DOI:
https://doi.org/10.21680/2357-8211.2023v11n3ID30789Palavras-chave:
Turismo étnico afro, Afrodescendente, Afroturismo, Roteiro afro, Olha! RecifeResumo
O turismo étnico afro endossa a cultura vinculada às etnias dos povos afrodescendentes. O afroturismo é uma atividade turística afrocentrada onde a população negra narra sua própria história. No Brasil, nos âmbitos público e privado, ambos segmentos turísticos vêm ganhando visibilidade nos últimos anos e impactando positivamente a vida de vários brasileiros afrodescendentes que planejam o turismo ou que consomem estes segmentos. Este estudo teve como objetivo fazer uma análise da execução dos roteiros afro do Projeto de Sensibilização Turística “Olha! Recife”, idealizado pela Secretaria de Turismo e Lazer da cidade do Recife. Foi realizado o mapeamento dos roteiros afro idealizados pelo projeto e uma entrevista com o responsável pelo projeto a fim obter informações sobre como são executados, além da realização de duas observações participantes. A pesquisa visou contribuir para uma maior visibilidade acadêmica acerca do turismo étnico afro e afroturismo, temas ainda pouco explorados na área acadêmica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista de Turismo Contemporâneo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).