Gestão de crises e turismo
Uma análise quanti-qualitativa a nível internacional
DOI:
https://doi.org/10.21680/2357-8211.2023v11n3ID31473Palavras-chave:
Turismo, Crise, Gestão de Crise, BibliometriaResumo
Independentemente do recente crescimento econômico do turismo, o setor é continuamente assolado por crises com rápidas implicações. Apesar da pandemia de COVID-19 ter deixado todos os destinos turísticos do mundo inoperantes em 2020, essa não foi a primeira nem a última ocorrência adversa a prejudicar o turismo global. Diante da complexidade das crises passadas e potenciais, este estudo procurou descrever o estado da arte na literatura internacional acerca do turismo e gestão de crises. Para desenvolver avaliações quantitativas e qualitativas, a metodologia se baseou na utilização do Protocolo Prisma para pesquisa bibliográfica e seleção de artigos nas bases de dados Scopus, ScienceDirect e Web of Science, coletando por fim 366 artigos científicos. Devido ao tamanho do escopo da pesquisa, optou-se pela revisão bibliométrica da literatura. Quanto aos resultados, descobriu-se que quase 50% dos estudos sobre o tema foram publicados após o surgimento da COVID-19, o número mais significativo desde 1980, quando as publicações sobre o tema começaram a ser registradas. Essa estatística demonstra não apenas os efeitos dessa crise no setor, mas também a importância de pesquisas acadêmicas sobre o assunto, que geram conhecimento para futuras crises sanitárias. O mesmo não acontece com outras categorias de crise, que respondem a menos de 30% dos artigos analisados. O trabalho também apresenta modelos e classificações propostas na literatura para gerenciamento de crises no turismo e argumenta que, embora o turismo tenha uma alta capacidade de adaptação às crises, sua vulnerabilidade a elas e a falta de publicações sobre gerenciamento de crises até 2020 – seguido de um foco exclusivo na crise da COVID-19 – demonstram a importância do estudo da gestão de crises no turismo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista de Turismo Contemporâneo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).