VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA AS MULHERES IDOSAS:

UM OLHAR A PARTIR DO CONTEXTO DOS DIREITOS HUMANOS E FUNDAMENTAIS

Autores

  • Adriane Medianeira Toaldo Universidade Luterana do Brasil
  • Carine Volz Zaiosc Universidade Luterana do Brasil

DOI:

https://doi.org/10.21680/1982-310X.2021v14n3ID25649

Resumo

O envelhecimento da população é um fenômeno contemporâneo decorrente da melhor qualidade de vida, do desenvolvimento científico e de uma menor taxa de fecundidade. A sociedade e o poder público ainda não possuem a real dimensão do problema, mas há o consenso de que o idoso deve ter uma proteção especial, como prediz a legislação nacional e internacional. Um dos aspectos mais preocupantes, objeto deste artigo, é a violência contra os idosos, principalmente as mulheres, e a necessidade de se encontrar soluções para minimizar o problema. O trabalho aqui apresentado constitui uma pesquisa de natureza bibliográfica, elaborada através do método monográfico e pela abordagem dedutiva. Concluiu-se que a proteção às idosas, em todos os aspectos, deve ocorrer por meio de políticas públicas de amparo e proteção a esta camada da população, em sua maioria vulnerável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carine Volz Zaiosc, Universidade Luterana do Brasil

Bacharela em Direito pela Universidade Luterana do Brasil – ULBRA, Campus Santa Maria, RS. Pós-Graduanda em Direito Civil e Processo Civil pela Fundação Escola Superior do Ministério Público – FMP/RS. Pós-Graduanda em Direito Público pela Fundação Escola Superior do Ministério Público – FMP/RS. Integrante do Núcleo de Estudos Avançados em Processo Civil (NEAPRO) da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Advogada. E-mail: carinezaiosc@gmail.com.

Downloads

Publicado

20-08-2021

Como Citar

TOALDO, A. M.; ZAIOSC, C. V. VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA AS MULHERES IDOSAS:: UM OLHAR A PARTIR DO CONTEXTO DOS DIREITOS HUMANOS E FUNDAMENTAIS. Revista Digital Constituição e Garantia de Direitos, [S. l.], v. 14, n. 3, p. 218–233, 2021. DOI: 10.21680/1982-310X.2021v14n3ID25649. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/constituicaoegarantiadedireitos/article/view/25649. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

EDIÇÃO ESPECIAL

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)