v. 18 n. 1 (2022): Espaços do Educar: conhecimento histórico e Ensino de História

					Visualizar v. 18 n. 1 (2022): Espaços do Educar: conhecimento histórico e Ensino de História

Revista Espacialidades

Volume 18.1 - 2022.1

Dossiê temático Espaços do Educar: conhecimento histórico e Ensino de História

 

Imagem de capa: GOES, Moacyr de. De pé no chão também se aprende a ler (1961-1964) – Uma escola democrática. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1980.

Nas imagens crianças do projeto de erradicação do analfabetismo “De pé no chão também se aprende a ler”, aplicado pelo educador Paulo Freire em Natal / Rio Grande do Norte, entre 1961 e 1964.

Composição de capa: Giovanni Roberto Protásio Bentes Filho (UFRN)

Publicado: 18-04-2022

Edição completa

  • APRESENTAÇÃO ESPAÇOS DO EDUCAR: conhecimento histórico e Ensino de História

    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-817X.2022v18n1ID28714
    1-16

Dossiê

  • O LADO VERDE DA CASA AZUL: o jardim de Frida Kahlo como espaço para o Ensino de História

    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-817X.2022v18n1ID26552
    Wesley Oliveira Kettle, Victória Emi Murakami Vidigal
    17-37
  • A IMPORTÂNCIA DA VALORIZAÇÃO DA HISTÓRIA LOCAL NO ENSINO DE HISTÓRIA EM MOÇAMBIQUE

    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-817X.2022v18n1ID26346
    Denisse Kátia Soares Omar
    38-51
  • APRENDIZAGEM HISTÓRICA NA INFÂNCIA: imaginação e saber histórico no espaço escolar do Núcleo de Educação Infantil (1988-2006)

    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-817X.2022v18n1ID26282
    Thábata Araújo de Alvarenga
    52-74
  • “E NOS DIAS DE HOJE, QUEREM QUE VOLTE ESTÁ ÉPOCA”: o anticomunismo em narrativas de estudantes sobre Ditadura Militar

    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-817X.2022v18n1ID25949
    Andréa Mazurok Schactae, Christiane Marques Szesz
    75-96
  • DIMENSÕES DO ENSINAR HISTÓRIA E SUAS MATERIALIDADES: um estudo em escolas localizadas no meio rural de Ituiutaba- MG, BRASIL

    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-817X.2022v18n1ID26294
    Astrogildo Fernandes da Silva Júnior, Marcos Flávio Alves Leite
    97-120
  • O LAR COMO ESPAÇO DE APRENDER EM TEMPOS DE PANDEMIA

    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-817X.2022v18n1ID28218
    Raquel Magnólia Ferreira Ranzatti
    121-134
  • CONSCIÊNCIA HISTÓRICA E LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: uma ferramenta de combate ao racismo

    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-817X.2022v18n1ID26355
    Júlia Maria de de Araújo Lisboa
    135-159
  • LER É PODER: a criação das bibliotecas populares na cidade do Recife nas décadas de 1940-1960

    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-817X.2022v18n1ID26135
    Rosana Maria dos Santos
    160-179
  • UM MESMO ESPAÇO, UM MESMO PERSONAGEM, TRÊS DISCURSOS DISTINTOS: a mémória de Lampião no médio Pajeú e o ensino de história local

    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-817X.2022v18n1ID26570
    José Ferreira Júnior, Janaína Freire dos Santos
    180-199
  • AS REPRESENTAÇÕES DA ELITE SÃO-JOANENSE SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA INSTRUÇÃO ESCOLAR: um estudo de caso no Astro de Minas (1827-1839)

    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-817X.2022v18n1ID26369
    Vinicius Breneer Silveira
    200-223
  • A IMPORTÂNCIA DA CULTURA MATERIAL E HISTÓRICA COMO MÉTODO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM CAICÓ-RN

    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-817X.2022v18n1ID26334
    Allyson Iquesac de Brito, Eduardo Permínio Leite
    224-233
  • CONSIDERAÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO HISTÓRICA E ENSINO DE HISTÓRIA

    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-817X.2022v18n1ID26559
    Francielle Alves Difante
    234-245
  • PROCESSOS TRABALHISTAS, MEMÓRIA E HISTÓRIA: preservação e utilização de documentos da Justiça do Trabalho no ensino de história

    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-817X.2022v18n1ID26558
    Patrícia Camilla Souza de Moraes
    246-266
  • APRENDER NA CIDADE: entre o dédalo e o labirinto

    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-817X.2022v18n1ID26551
    Carina Martins Costa, Thaísa de Queiroz Muniz
    267-278
  • DILEMAS DE CLIO: o ensino de História na contemporaneidade

    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-817X.2022v18n1ID26377
    Iraildes Pereira e Silva
    279-294
  • CENTROS DE MEMÓRIA E A EDUCAÇÃO EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS: Experiências teóricas e metodológicas nos laboratórios do CEDOC/UNESC

    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-817X.2022v18n1ID26388
    Nathália Pereira Cabal, Tainá Agostinho Cardoso, Egar Preis Junior
    295-206
  • O IMAGINÁRIO SOCIAL CRISTALIZADO NA HISTÓRIA PELAS IMAGENS VISUAIS

    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-817X.2022v18n1ID26395
    Eduardo Jorges Pugliesi, Erenildo João Carlos
    307-331

Seção livre

  • REASSENTAMENTOS EM MOÇAMBIQUE: a produção de novos territórios e de novas identidades

    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-817X.2022v18n1ID26451
    Isidoro Jacob Valia, Elmer Agostinho Carlos de Matos
    332-352
  • REVOLUÇÃO PELO MORAR: transformação social e cultural por meio dos projetos habitacionais soviéticos

    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-817X.2022v18n1ID27054
    Lucas Martinez Knabben
    353-371
  • A PRESENÇA DO CINEMA E A CONSTRUÇÃO DE ESPAÇOS DE SOCIABILIDADE EM CAJAZEIRAS-PB (1950-1980)

    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-817X.2022v18n1ID26325
    José Antônio da Silva Neto, Viviane Gomes de Ceballos
    372-396
  • QUANDO ECOOU OS MOTORES E OS APARELHOS MODERNOS: dilemas, conflitos e tensões da modernidade em Aldeias Altas-MA (1960-1980)

    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-817X.2022v18n1ID26383
    Ellyson Eduardo dos Santos Roque, Marcus Pierre de Carvalho Baptista
    397-422
  • UMA ANÁLISE DAS COSMOVISÕES AFRICANAS DE KIRIKU E A FEITICEIRA: o espaço fílmico, representações não-eurocêntricas e suas discussões

    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-817X.2022v18n1ID26384
    Mariana Silva Rodrigues
    423-445

Entrevista

  • NARRATIVAS HISTÓRICAS EM DISPUTA: o Ensino de História em tempos de crise, entrevista com a profª Drª Cristina Meneguello

    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-817X.2022v18n1ID28670
    Revista Espacialidades
    446-453
  • ENTREVISTA REALIZADA POR ESCRITO COM A PROFa. DRa. DENISE MATTOS MONTEIRO

    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-817X.2022v18n1ID26406
    Bruno Balbino Aires da Costa
    454-472
  • O(S) CAMPO(S) DO ENSINO DE HISTÓRIA, HISTÓRICO, PERSPECTIVAS E DESAFIOS: entrevista com o Prof. Dr. Itamar Freitas Freitas

    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-817X.2022v18n1ID26374
    Jandson Bernardo Soares, Matheus Oliveira
    473-498