O Campo História da Educação a partir da análise da Revista de História e Historiografia da Educação (2017-2020) – UFPR

Autores

  • Hilma Aparecida Brandão Universidade Federal de Uberlândia, PPGED/FACED
  • Daniela Gomes de Almeida Universidade Federal de Uberlândia, PPGED/FACED
  • Hélida Cristina Brandão Nunes Universidade Federal de Uberlândia, PPGED/FACED
  • Sauloeber Tarsio de Souza Universidade Federal de Uberlândia, PPGED/FACED

DOI:

https://doi.org/10.21680/2596-0113.2021v4n0ID23668

Palavras-chave:

RHHE, Periódicos Especializados, Historiografia da Educação, UFPR

Resumo

O artigo tem como objetivo compreender o processo de criação/estruturação da Revista de História e Historiografia da Educação (RHHE), suas principais temáticas e recortes espaço-temporais veiculados em seus artigos, perfis dos editores e outros dados quantitativos e qualitativos, por meio de revisão bibliográfica, análise documental e bibliométrica. O trabalho foi sustentado teoricamente por autores, como Mueller (2000), Barros (2004), Bittar (2019), entre outros. A RHHE surgiu em 2017 na UFPR e tem se constituído como mais um espaço para reflexão em torno do campo da História da Educação, em âmbito nacional e internacional. A revista se inseriu num contexto entre outros cinco periódicos especializados neste campo científico e, entre eles, é o que procura consolidação não sendo ainda qualificado no Quali/Capes, gerando falta de regularidade no fluxo de artigos publicados no ano de 2020, o que sugere também, o enfrentamento de problemáticas decorrentes do contexto pandêmico.

 

 

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Biografia do Autor

Hilma Aparecida Brandão, Universidade Federal de Uberlândia, PPGED/FACED

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-4898-0285

Universidade Federal de Uberlândia, PPGED/FACED, Uberlândia, Brasil

Daniela Gomes de Almeida , Universidade Federal de Uberlândia, PPGED/FACED

Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5169-5605

Universidade Federal de Uberlândia, PPGED/FACED, Uberlândia, Brasil

Hélida Cristina Brandão Nunes, Universidade Federal de Uberlândia, PPGED/FACED

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9715-6823

Universidade Federal de Uberlândia, PPGED/FACED, Uberlândia, Brasil

Sauloeber Tarsio de Souza , Universidade Federal de Uberlândia, PPGED/FACED

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9797-341X

Universidade Federal de Uberlândia, PPGED/FACED, Uberlândia, Brasil

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Publicado

03-01-2021

Como Citar

Brandão, H. A., Almeida , D. G. de ., Nunes, H. C. B., & Souza , S. T. de . (2021). O Campo História da Educação a partir da análise da Revista de História e Historiografia da Educação (2017-2020) – UFPR. History of Education in Latin America - HistELA, 4, e23668. https://doi.org/10.21680/2596-0113.2021v4n0ID23668

Edição

Seção

Artigos