O Campo História da Educação a partir da análise da Revista de História e Historiografia da Educação (2017-2020) – UFPR

  • Hilma Aparecida Brandão Universidade Federal de Uberlândia, PPGED/FACED
  • Daniela Gomes de Almeida Universidade Federal de Uberlândia, PPGED/FACED
  • Hélida Cristina Brandão Nunes Universidade Federal de Uberlândia, PPGED/FACED
  • Sauloeber Tarsio de Souza Universidade Federal de Uberlândia, PPGED/FACED
Palavras-chave: RHHE, Periódicos Especializados, Historiografia da Educação, UFPR

Resumo


O artigo tem como objetivo compreender o processo de criação/estruturação da Revista de História e Historiografia da Educação (RHHE), suas principais temáticas e recortes espaço-temporais veiculados em seus artigos, perfis dos editores e outros dados quantitativos e qualitativos, por meio de revisão bibliográfica, análise documental e bibliométrica. O trabalho foi sustentado teoricamente por autores, como Mueller (2000), Barros (2004), Bittar (2019), entre outros. A RHHE surgiu em 2017 na UFPR e tem se constituído como mais um espaço para reflexão em torno do campo da História da Educação, em âmbito nacional e internacional. A revista se inseriu num contexto entre outros cinco periódicos especializados neste campo científico e, entre eles, é o que procura consolidação não sendo ainda qualificado no Quali/Capes, gerando falta de regularidade no fluxo de artigos publicados no ano de 2020, o que sugere também, o enfrentamento de problemáticas decorrentes do contexto pandêmico.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hilma Aparecida Brandão, Universidade Federal de Uberlândia, PPGED/FACED

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-4898-0285

Universidade Federal de Uberlândia, PPGED/FACED, Uberlândia, Brasil

Daniela Gomes de Almeida , Universidade Federal de Uberlândia, PPGED/FACED

Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5169-5605

Universidade Federal de Uberlândia, PPGED/FACED, Uberlândia, Brasil

Hélida Cristina Brandão Nunes, Universidade Federal de Uberlândia, PPGED/FACED

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9715-6823

Universidade Federal de Uberlândia, PPGED/FACED, Uberlândia, Brasil

Sauloeber Tarsio de Souza , Universidade Federal de Uberlândia, PPGED/FACED

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9797-341X

Universidade Federal de Uberlândia, PPGED/FACED, Uberlândia, Brasil

Referências

  • ANPUH; GT História da Educação. (2020). Revista Brasileira de História e Historiografia da Educação. Biblioteca digital de periódicos, UFPR: Paraná/PR, 2020. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/rhhe. Acesso em: 10 set. 2020.

  • Bittar, M. (2019). Vinte Anos da Sociedade Brasileira de História da Educação: Com Os Olhos No Futuro. Revista Brasileira de História da Educação, v. 19. Disponível em: http://dx.doi.org/10.4025/rbhe.v19.2019.e071 Acesso em: 14 nov. 2020.

  • Bourdieu, P. (1987). A economia das trocas simbólicas. 2. ed. São Paulo: Perspectiva.

  • Bourdieu, P. (1983). O campo científico. In: ORTIZ, R. (Org.). Pierre Bourdieu: sociologia. São Paulo: Ática, pp. 122-155.

  • Chueke, G. V.; Amatucci, M. (2015). O que é bibliometria? Uma introdução ao Fórum. Internext. São Paulo, v. 10, n. 2, p. 1-5, mai./ago.

  • Galvão, A.M. de O.; Moraes, D.Z.; Gondra, J.G.; Biccas, M. de S. Difusão, apropriação e produção do saber histórico - A Revista Brasileira de História da Educação (2001-2007). Revista Brasileira de História da Educação, São Paulo, n. 16 jan./abr. 2008.

  • Gil, A. C. (2008). Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas.

  • Le Goff, J. História. In: Le Goff, J. (2003). História e Memória. Campinas, SP: UNICAMP, p. 1-171.

  • Machado Jr, C. (2020). Questionário respondido aos autores em outubro/2020.

  • Souza, S.T. (2017). A categoria etnia na pesquisa histórico-educacional brasileira: estado da arte a partir de revistas especializadas. Cadernos de História da Educação, v. 16, n. 2, maio-ago., p. 554-574.

  • Souza, S.T. (2018). A Historiografia da Educação Brasileira a partir da leitura de Periódicos Científicos Especializados: RBHE e HISTEDBR On line (2000-2010). Revista de História e Historiografia da Educação, v. 2, p. 179-210.

Publicado
03-01-2021
Como Citar
Brandão, H. A., Almeida , D. G. de, Nunes, H. C. B., & Souza , S. T. de. (2021). O Campo História da Educação a partir da análise da Revista de História e Historiografia da Educação (2017-2020) – UFPR. History of Education in Latin America - HistELA, 4, e23668. https://doi.org/10.21680/2596-0113.2021v4n0ID23668
Edição
Seção
Artigos