Da casa à escola: a organização escolar primária no município de Riachuelo/RN (1965-1976)
DOI:
https://doi.org/10.21680/2596-0113.2023v6n1ID32802Palabras clave:
Casa-escola, Grupo escolar, Educação municipalResumen
Estuda-se a institucionalização e expansão do ensino elementar, no Brasil, século XX. Considerando-se a diversidade de instituições educativas no processo de expansão da escola primária e à multiplicidade das denominações, tomou-se o estudo de um caso no século XX para a compreensão da institucionalização escolar no Brasil: o município de Riachuelo no Rio Grande do Norte. Para fins metodológicos, realizou-se uma pesquisa em História Oral, além das investigações documentais e bibliográficas. Constituíram-se entrevistas semiestruturadas com ex-professores que atuaram na educação primária do município de Riachuelo no período de 1965 a 1976. Os modelos de escolas isoladas, como a casa-escola, e os grupos escolares existiram de maneira simultânea, não havendo uma ruptura imediata ou uma linearidade no processo de educação brasileira.
Descargas
Citas
ALVES, Maria Izabel (2018). Projeto Narrativas da Educação: depoimento]. Riachuelo, 22 julho 2018. Entrevista concedida a Rodrigo Wantuir Alves de Araújo.
ARAUJO, Rodrigo Wantuir Alves de Araújo (2019). Da casa à escola: a formação da educação pública municipal de Riachuelo/RN (1963-1983). Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Natal, RN, 170 p.
AZEVEDO, Crislane Barbosa; STAMATTO, Maria Inês Sucupira (2012). Escola da ordem e do progresso: grupos escolares em Sergipe e no Rio Grande do Norte. – Liber Livro. Brasília.
BENITO, Agustin Escolano (2017). A escola como cultura: Experiência, memória e arqueologia. Campinas: Alínea.
BOM MEIHY, José Carlos Sebe (1996). Manual de história oral. São Paulo: Edições Loyola, 78 p.
CAVALCANTE, José Cândido (2008A). História de Riachuelo: sabença do povo. Natal-RN: O autor.
CAVALCANTE, José Candido (2018B). [Projeto Narrativas da Educação: depoimento]. Riachuelo, 17 julho 2018. Entrevista concedida a Rodrigo Wantuir Alves de Araújo.
CARVALHO, Marta Maria Chagas de (2015). Prefácio. In: SOUZA, Rosa Fátima de; PINHEIRO, Antonio Carlos Ferreira; LOPES, Antonio de Pádua Carvalho. História da escola primária no Brasil: investigações em perspectiva comparada em âmbito nacional. Edise. Aracajú.
FERNANDES, Aline de Medeiros (2018). A expansão das escolas unitárias primárias públicas norte-rio-grandenses (1835-1961) / Aline de Medeiros Fernandes. - Natal, 2018. Dissertação (mestrado). Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Natal, RN, 105 p.
FERNANDES, Aline de Medeiros; STAMATTO, Maria Inês Sucupira (2017). A institucionalização da instrução pública no Rio Grande do Norte. Anais Eletrônicos do IX Congresso Brasileiro de História da Educação. João Pessoa – Universidade Federal da Paraíba – 15 a 18 de agosto de 2017. ISSN 2236-1855
RIO GRANDE DO NORTE. Regulamento do Ensino Primário e Normal do Estado do Rio Grande do Norte. Aprovado pelo Decreto nº 3.590, de 1º de fevereiro de 1960. Disponível em: <https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/7973/5731>. Acesso em: 24 ago. 2018.
SABINO FILHO, Augustinho (2018). [Projeto Narrativas da Educação: depoimento]. Riachuelo, 10 novembro 2018. Entrevista concedida a Rodrigo Wantuir Alves de Araújo.
PINHEIRO, Antônio Carlos Ferreira (2002). Da era das cadeiras isoladas à era dos grupos escolares na Paraíba. – Campinas, SP: Autores Associados. Universidade São Francisco. São Paulo.
SERRA, Áurea Esteves (2019). A expansão do ensino primário rural na região de Birigui -Noroeste Paulista –Brasil (1920-1960)The expansion of rural primary education in the region of Birigui -Noroeste Paulista -Brazil (1920-1960). History of Education in Latin America –HistELA, v. 2, e17200, p. 1-14.
SILVA, Laura Ribeiro da (2017). [Projeto Narrativas da Educação: depoimento]. Riachuelo, 02 abril 2017. Entrevista concedida a Rodrigo Wantuir Alves de Araújo.
VIDAL, Diana; FARIA FILHO, Luciano Mendes de (2005). As lentes da história. Campinas: Autores Associados.
ZALUSK, Jorge (2023). Do ginásio ao Complexo de Ensino Estadual do Paraná: adesões e ressignificações em uma instituição de ensino (1900-1980. History of Education in Latin America –HistELA, v. 6, e29009, p.1-14.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 History of Education in Latin America - HistELA
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.