Imperialismo e Educação na América Latina: as Conferências Interamericanas de Educação (1943-1963)
DOI :
https://doi.org/10.21680/2596-0113.2020v3n0ID20839Mots-clés :
Conferências Interamericanas de Educação, Imperialismo, HIsttória da educação na América LatinaRésumé
O presente trabalho tem por objetivo compreender os fatores determinantes da realização das Conferências Interamericanas de Educação, realizadas entre os anos de 1943 e 1963, fundamentalmente a partir da análise do contexto histórico em que a estratégia diplomática do imperialismo estadunidense estava sob a égide da retórica da cooperação continental, desde a ‘Política da Boa Vizinhança’ até a celebração do acordo ‘Aliança para o Progresso’. Trata-se de uma pesquisa histórica, bibliográfica e documental, assentada nos pressupostos teóricos e metodológicos da história política, sobretudo nas contribuições do movimento dos Annales, que apontou a utilização das Conferências Interamericanas de Educação como instrumento do imperialismo estadunidense para a América Latina.
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