Imperialismo e Educação na América Latina: as Conferências Interamericanas de Educação (1943-1963)

Auteurs-es

  • Fernando César Ferreira Gouvêa Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro http://orcid.org/0000-0002-3537-7559
  • Leandro Oliveira da Silva Prefeitura Municipal de Duque de Caxias - Estado do Rio de Janeiro

DOI :

https://doi.org/10.21680/2596-0113.2020v3n0ID20839

Mots-clés :

Conferências Interamericanas de Educação, Imperialismo, HIsttória da educação na América Latina

Résumé

O presente trabalho tem por objetivo compreender os fatores determinantes da realização das Conferências Interamericanas de Educação, realizadas entre os anos de 1943 e 1963, fundamentalmente a partir da análise do contexto histórico em que a estratégia diplomática do imperialismo estadunidense estava sob a égide da retórica da cooperação continental, desde a ‘Política da Boa Vizinhança’ até a celebração do acordo ‘Aliança para o Progresso’. Trata-se de uma pesquisa histórica, bibliográfica e documental, assentada nos pressupostos teóricos e metodológicos da história política, sobretudo nas contribuições do movimento dos Annales, que apontou a utilização das Conferências Interamericanas de Educação como instrumento do imperialismo estadunidense para a América Latina.

 

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Biographie de l'auteur-e

Fernando César Ferreira Gouvêa, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Fernando César Ferreira Gouvêa é Professor Associado da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares da mesma universidade, Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

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Publié-e

16-05-2020

Comment citer

Gouvêa, F. C. F., & Silva, L. O. da. (2020). Imperialismo e Educação na América Latina: as Conferências Interamericanas de Educação (1943-1963). History of Education in Latin America - HistELA, 3, e20839. https://doi.org/10.21680/2596-0113.2020v3n0ID20839

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