v. 23 n. 2 (2023): Número Especial: Filosofia da Linguagem

					Visualizar v. 23 n. 2 (2023): Número Especial: Filosofia da Linguagem

Esse número especial agrega trabalhos sobre a filosofia da linguagem que englobam os estudos do discurso, relações de poder através das linguagens, arte e responsabilidade, estudos da presença, ato responsável dentre outros, não se limitando à estudos sobre o texto escrito, abarcando pesquisas sobre todas as linguagens como: cinema, música, teatro, artes plásticas e literatura.

Além desses temas centrais, este número especial também apresenta uma seleção de artigos sobre ensino e tecnologia educacional, provenientes das pesquisas desenvolvidas no Mestrado Profissional em Geografia da UFRN (GEOPROF). Os autores nos convidam a explorar as possibilidades e desafios das Tecnologias da Informação e Comunicação no contexto educacional.

Publicado: 24-09-2023

Edição completa

Editorial

  • Editorial

    Ronny Diogenes Menezes
    2-3
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2023v23n2ID33999

Filosofia e linguagens

  • O UROBORUS NO ROMANCE A HISTÓRIA SEM FIM, DE MICHAEL ENDE

    Luiz Henrique Costa Santana, Emanoel Rodrigues de Souza
    4-19
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2023v23n2ID29830
  • NOTAS PARA UMA DIALOGICIDADE DO CORPO A LINGUAGEM DA DANÇA E DO CINEMA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

    Daniel Batista Santana, Fábio Marques de Souza, Ivo De Camargo Junior
    20-44
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2023v23n2ID31930
  • EM NOME DE UMA GUERRA RACIAL TOTAL O ESTILO DISCURSIVO DA ORGANIZAÇÃO KU KLUX KLAN NO CAMPO DAS MÍDIAS DIGITAIS

    Marcos Alexandre Fernandes Rodrigues, Kelli Machado da Rosa
    45-67
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2023v23n2ID31826
  • As NOÇÕES DA CATEGORIA “SUJEITO” NA FILOSOFIA DA LINGUAGEM UMA REFLEXÃO DOS SEUS DESLOCAMENTOS AO LONGO DA HISTÓRIA

    André Felipe Ribeiro, Monica Fontenelle Carneiro
    68-86
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2023v23n2ID31947
  • O ENSINO DO GÊNERO DISCURSIVO FOTORREPORTAGEM ELOS ENTRE A TEORIA BAKHTINIANA E A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA

    Marcia Pereira Gomes Silva, Eliete Correia dos Santos
    87-110
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2023v23n2ID31968
  • O ESPAÇO-TEMPO ENQUANTO CATEGORIA DE ANÁLISE NA FILOSOFIA BAKHTINIANA

    Ramon Diego Câmara Rocha, Regina Simon Da Silva
    111-135
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2023v23n2ID31981
  • PROTAGONISMO DOCENTE E OS USOS DAS TDICS EM CONTEXTO DE ENSINO REMOTO UM RECORTE TEÓRICO À LUZ DA PERSPECTIVA BAKHTINIANA

    Eliete Correia dos Santos, Josenilda Santos Luiz
    136-150
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2023v23n2ID32633

Educação e Ensino

  • O ENSINO DE GÊNEROS ACADÊMICOS O RELATO DA PESQUISA REALIZADA NO PERÍODO DA PANDEMIA DA COVID-19

    Eliete Correia dos Santos, Lídia Santos do Nascimento Gomes
    151-176
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2023v23n2ID31975

Ensino e tecnologia educacional

  • USO DAS TDICs NO CONTEXTO ESCOLAR POSSIBILIDADES E POTENCIALIDADES

    Jonimar Pereira de Araújo, Tânia Cristina Meira Garcia, Djanni Martinho dos Santos Sobrinho, Túlia Fernanda Meira Garcia
    177-195
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2023v23n2ID33218
  • A UTILIZAÇÃO DAS TICS NAS AULAS DE HISTÓRIA E PROJETO DE VIDA UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

    Dominique Trindade, Djanni Martinho dos Santos Sobrinho, Tânia Cristina Meira Garcia, Tulia Fernanda Meira Garcia
    196-212
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2023v23n2ID33373
  • PRÁTICA PEDAGÓGICA DECOLONIAL E USO DAS TICS NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL

    Suellen Gerlane da silva, Tânia Cristina Meira Garcia, Djanni Martinho dos Santos Sobrinho, Túlia Fernanda Meira Garcia
    213-226
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2023v23n2ID33445
  • DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO USO DAS TICS

    Gillianne de Oliveira Nunes, Tânia Cristina Meira , Djanni Martinho dos Santos Sobrinho, Tulia Fernanda Meira Garcia
    227-245
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2023v23n2ID33462
  • O USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS NAS AULAS DE GEOGRAFIA NAS ESCOLAS ESTADUAIS CIDADÃS INTEGRAIS PROF. CELESTIN MALZAC E PROF. OLÍVIO PINTO EM JOÃO PESSOA/PB

    Igor Silvestre dos Santos, Tânia Cristina Meira Garcia, Djanni Martinho dos Santos Sobrinho, Túlia Fernanda Meira Garcia
    246-260
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2023v23n2ID33479
  • APRENDIZAGEM INTERATIVA NA GEOGRAFIA EXPLORANDO O POTENCIAL PEDAGÓGICO DO POWERPOINT

    Nathália Freitas, VALQUÍRIA SANTOS, DJANNÍ MARTINHO DOS SANTOS SOBRINHO, Tânia Cristina Meira Garcia, Túlia Fernanda Meira Garcia
    261-280
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2023v23n2ID33468
  • O INSTAGRAM COMO INSTRUMENTO AVALIATIVO NA GEOGRAFIA ESCOLAR

    André Luiz da Silva Pereira, Luanna Laine Oliveira Martins, Tânia Cristina Meira Garcia, Djanni Martinho dos Santos Sobrinho, Túlia Fernanda Meira Garcia
    281-296
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2023v23n2ID33480
  • AS TDIC’S NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO EMERGENCAL DA GEOGRAFIA ESCOLAR

    Valéria Évelin Freitas de Souza, Tulia Fernanda Meira Garcia, Tânia Cristina Meira Garcia, Djanni Martinho dos Santos Sobrinho
    297-315
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2023v23n2ID33546