LACUNAS NA GOVERNANÇA GLOBAL CLIMÁTICA
O BRASIL E A (FALTA) DE REPRESENTAÇÃO DO SUL GLOBAL
DOI :
https://doi.org/10.21680/1982-310X.2023v16n1ID35682Résumé
A problemática ambiental representa uma das grandes preocupações mundiais da atualidade, sobretudo no que tange às mudanças climáticas, que tem levado diferentes nações a cooptarem esforços a fim de rechaçar seu avanço. O presente artigo tem como foco analisar a governança global climática, a fim de compreender como os países do Sul Global, em especial o Brasil, são representados no cenário internacional. Nesse sentido, o trabalho tem como objetivo geral entender como tais países contribuem na proposição e criação de acordos que visem combater as mudanças climáticas. A pesquisa bibliográfica e o estudo serão desenvolvidos a partir da metodologia indutiva, com uma abordagem qualitativa de bibliografia e revisão documental. Desse modo, busca como principal resultado a esquematização das mais essenciais ideias propostas pelos países em desenvolvimento, com enfoque no princípio das responsabilidades comuns, mas diferenciadas. Ademais, também buscou-se analisar as principais políticas ambientais brasileiras nos governos Lula e Bolsonaro. Por fim, em contexto de tamanho debate sobre governança climática, tal pesquisa torna-se relevante por debater a participação do Sul Global nesse cenário. Como resultado, são apresentas possíveis contribuições para uma efetiva liderança do Sul Global em matéria climática.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista Digital Constituição e Garantia de Direitos 2024
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Autores mantêm os direitos autorais pelo seu artigo. Entretanto, repassam direitos de primeira publicação à revista. Em contrapartida, a revista pode transferir os direitos autorais, permitindo uso do artigo para fins não- comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para outras bases de dados ou meios de publicação.