Educadores brasileiros e o despertar de aptidões

a escrita dos “Subsídios para o estudo do Ginásio Polivalente” (1969)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21680/2596-0113.2019v2n0ID16506

Palabras clave:

Ginásio Polivalente, Ensino Técnico, Acordos MEC-USAID

Resumen

O presente trabalho resulta de reflexões acerca da História da Educação Profissional no Brasil, na segunda metade do século XX. Investigo os denominados Ginásios Orientados para o Trabalho, também conhecidos como Ginásios ou Escolas Polivalentes, planejados e implantados nas décadas de 1960 e 1970, portanto, no contexto da ditadura civil-militar brasileira e da Lei 5.692/1971. O projeto e execução dessas instituições contou com o financiamento dos Estados Unidos, mediante os acordos MEC-USAID. Neste artigo, realizamos a apresentação da obra “Subsídios para o Estudo do Ginásio Polivalente”, publicada em 1969, com a finalidade de subsidiar professores e técnicos brasileiros para o ensino nessas instituições, especialmente, para o despertar de aptidões em jovens que ingressariam no mercado de trabalho, com foco no contexto histórico em que foram criados esses Ginásios. 

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Biografía del autor/a

Francisco das Chagas Silva Souza, IFRN

Doutor em educação (UFRN); Professor do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional (IFRN)

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Publicado

24-03-2019

Cómo citar

Souza, F. das C. S. (2019). Educadores brasileiros e o despertar de aptidões: a escrita dos “Subsídios para o estudo do Ginásio Polivalente” (1969). History of Education in Latin America - HistELA, 2, e16506. https://doi.org/10.21680/2596-0113.2019v2n0ID16506

Número

Sección

Artigos