Leituras higienizadas

análise dos manuais adotados nas Escolas de Aprendizes Artífices (1909-1937)

Autores

  • Renato Marinho Brandão Santos IFRN
  • José António Martin Moreno Afonso Universidade do Minho

DOI:

https://doi.org/10.21680/2596-0113.2018v1n0ID16374

Palavras-chave:

Manuais escolares, Escolas de Aprendizes Artífices, Serviço de remodelação do ensino profissional, Higienização das leituras

Resumo

Analisa o papel dos manuais na formação dos alunos das Escolas de Aprendizes Artífices a partir da década de 1920, no âmbito do Serviço de Remodelação do Ensino profissional. Parte da leitura de alguns dessas manuais, observando os métodos adotados por eles e os valores que se desejava incutir nos aprendizes. Para tanto, toma como ponto de partida a concepção de que tais obras se vinculam a um processo de higienização das leituras, como afirmam José G. Gondra e Heloisa H. P. Rocha. Em conclusão, observamos que se, por um lado, a adoção de manuais escolares liga-se a um esforço de modernização das Escolas de Aprendizes, por outro, vincula-se a uma tentativa dos dirigentes republicanos de disciplinar os jovens aprendizes.  

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Publicado

30-12-2018

Como Citar

Santos, R. M. B., & Afonso, J. A. M. M. (2018). Leituras higienizadas: análise dos manuais adotados nas Escolas de Aprendizes Artífices (1909-1937). History of Education in Latin America - HistELA, 1, e16374. https://doi.org/10.21680/2596-0113.2018v1n0ID16374

Edição

Seção

Artigos