Estudos sobre currículo de enfermagem na educação profissional

Autores

  • Shirley Afonso Centro Paula Souza
  • Maria Lucia Mendes de Carvalho Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

DOI:

https://doi.org/10.21680/2596-0113.2020v3n0ID23519

Palavras-chave:

História de Enfermagem, Educação em Enfermagem, Currículo

Resumo

É importante promover a preservação dos registros da trajetória da educação de nível médio em enfermagem, pois, ainda são escassas as literaturas que tratam sobre a profissão técnica de enfermagem e sua evolução no país e na América Latina. Este estudo é do tipo bibliométrico, com objetivo de quantificar a produção científica a respeito dos currículos educacionais da formação de nível médio em enfermagem desde 1940. As publicações evidentes são encontradas nos anos de 2004, 2018 e 2019, concentrando os estudos nas instituições de língua espanhola e nas Escolas de Enfermagem da Universidade de São Paulo, tanto em São Paulo como em Ribeirão Preto. Tal concentração demonstra carência no desenvolvimento desses estudos em outras universidades e escolas de enfermagem.

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Biografia do Autor

Maria Lucia Mendes de Carvalho, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

Maria Lucia Mendes de Carvalho - Pós-doutora em Museologia e Patrimônio (MAST/RJ - 2017). Doutora em Engenharia Agrícola (FEAGRI/UNICAMP - 2013). Mestre em Engenharia Química (EPUSP - 1989). Bacharel em Química (IA-USP - 1980). Engenheira Agrícola (FEAGRI/UNICAMP - 1980) e Licenciatura Plena em Quïmica (FE/USP - 1981). Atuou em Centros de Pesquisas de Indústrias Químicas até se aposentar em 1995: Rhodia, Aquatec e Oxiteno. Professora do Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional, desde 2020, e Coordenadora de projetos no Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, desde agosto de 2001, liderando o Grupo de Estudos e Pesquisas em Memórias e História da Educação Profissional e Tecnológica (GEPEMHEP), desde 2008. Curadora digital de conteúdo do site <www.memorias.cpscetec.com.br>

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Publicado

18-12-2020

Como Citar

Afonso, S., & Carvalho, M. L. M. de. (2020). Estudos sobre currículo de enfermagem na educação profissional. History of Education in Latin America - HistELA, 3, e23519. https://doi.org/10.21680/2596-0113.2020v3n0ID23519

Edição

Seção

Artigos