A polêmica discussão sobre a possibilidade do aborto de feto anencéfalo frente à Constituição Federal de 1988

Autores

  • Elissandra Barbosa Fernandes Filgueira
  • Maria dos Remédios Fontes Silva

DOI:

https://doi.org/10.21680/1982-310X.2013v6n01ID4379

Palavras-chave:

Aborto , Feto anencéfalo, Dignidade da pessoa humana, Razoabilidade

Resumo

Um dos maiores problemas enfrentados na história do Supremo Tribunal Federal foi o da ADPF-54/DF proposta pela Confederação Nacional dos Trabalhadores da Saúde – CTNS no ano de 2005. No pleito a questão da possibilidade de profissionais ligados a área da saúde realizarem abortos de fetos anencéfalos sem maiores repercussões penais. O fundamento está vinculado a questões científicas, onde demonstra à impossibilidade de vida destes fetos e os riscos a saúde da gestante nesta situação. De outro lado temos a procuradoria Geral da República que defende o direito à vida do feto anencéfalo, ainda que por curtíssimo espaço de tempo. Após a polêmica liminar concedida pelo Ministro Marco Aurélio determinando o pleiteado na inicial da CNTS, a discussão ganhou uma repercussão nacional e em razão da relevância do tema os Ministros do STF cassaram a liminar, aonde o processo veio se arrastando por mais de seis anos. Deste modo, discutiu-se a possibilidade da concessão deste tipo de aborto com fundamento na Constituição Federal de 1988, através dos seus princípios, adaptando o Código Penal Brasileiro a Norma Superior. Entendeu o Supremo Tribunal Federal numa decisão por oito votos a dois que não é crime o aborto de feto anencéfalo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

A DECISÃO do STF sobre o aborto de feto anencéfalo. Jornal do Brasil, 12 de abril de 2012. Disponível em: HTTP://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2012/04/stf-retomavotacao-sobre-aborto. Acesso em 28 de maio de 2012.

ABORTO de feto anencéfalo é permitido. Portal Intera Mais, 22 de abril de 2012. Disponível em: HTTP://www.interamais.com.br/2012/04/aborto-de-feto-anencefalo-epermitido.html.

ANDALAFT NETO, Jorge. Anencefalia posição da Febrasgo. Disponível em: HTTP://www.febrasgo.org.br/anencefalia1.htm. Acesso em 15 de novembro de 2011.

BASTOS, João José Caldeira. A interpretação e a analogia em face da lei penal brasileira. Disponível em WWW.jusnavegandi.com.br. acesso em 08 de novembro de 2011.

BITENCOURT, Cezar Roberto. Tratado de Direito Penal: Dos crimes contra a Pessoa. 11. ed. São Paulo: Saraiva, 2011.

BRUNO, Aníbal. Crimes Contra a Pessoa. 4 ed. Rio De Janeiro: Editora Rio, 1976.

CAPEZ, Fernando. Curso de Direito Penal:Parte Especial. Vol 2. São Paulo: Saraiva, 2011.

DIÁRIO Oficial publica critérios do Conselho Federal de Medicina para aborto de feto anencéfalo. Zero Hora, 14 de maio de 2012. Disponível em: HTTP://zerohora.clicrbs.com.br/rs/geral/noticia/2012/05/diario-oficial-publica-criterios-doconselho-federal-de-medicina-para-aborto-de-feto-anecefalo-3757746.html . Acesso em 28 de maio de 2012.

DINIZ, Maria Helena. O estado atual do biodireito. São Paulo: Saraiva, 2001.

FRAGOSO, Heleno Cláudio. Conduta Punível. Rio de Janeiro: José Bushatsky, 1961.

GOMES, Luís Flávio. Nem todo aborto é criminoso. Mundo Legal, Brasília, ano 4. 2004. Disponível em HTTP://www.mundolegal.com.br/?FuseAction=Doutrina_Detalhar&didi=15311 Acesso em 16 de novembro de 2011.

GRECO, Rogério. Curso de Direito Penal: Parte Especial. 8. ed. Niterói: Impetus, 2011. Vol. II.

GUASTINI, Ricardo. A constitucionalização do Ordenamento Jurídico e a experiência italiana. In SOUZA NETO, Cláudio Pereira; SARMENTO, Daniel. A constitucionalização do Direito: Fundamentos teóricos e aplicações específicas. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2007.

MARQUES, José Frederico. Tratado de Direito Penal. Campinas: Millenium, 1999. V. I, IV.

NEVES, Marcelo. O problema da inconstitucionalidade das leis. In: Teoria da inconstitucionalidade das leis. Editora Saraiva, 1988.

WWW.STF.gov.br /portal/jurisprudência/. Acesso em 16 nov. de 2011.

Downloads

Publicado

17-10-2013

Como Citar

BARBOSA FERNANDES FILGUEIRA, Elissandra; DOS REMÉDIOS FONTES SILVA, Maria. A polêmica discussão sobre a possibilidade do aborto de feto anencéfalo frente à Constituição Federal de 1988. Revista Digital Constituição e Garantia de Direitos, [S. l.], v. 6, n. 01, 2013. DOI: 10.21680/1982-310X.2013v6n01ID4379. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/constituicaoegarantiadedireitos/article/view/4379. Acesso em: 19 maio. 2026.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.