A JUDICIALIZAÇÃO DOS MEDICAMENTOS DE ALTO CUSTO NO BRASIL E A TEORIA DOS CUSTOS DOS DIREITOS

Autores

  • Adriano Rodrigo Reis Faculdade de Direito do Sul de Minas
  • Leandro Correa de Oliveira Faculdade de Direito do Sul de Minas

DOI:

https://doi.org/10.21680/1982-310X.2019v12n2ID18460

Resumo

Este Trabalho objetiva analisar as decisões do Supremo Tribunal Federal brasileiro nas demandas por medicamentos de alto custo investigando como vem sendo tratado o problema dos custos dos direitos, ou seja, qual a importância (valor) dada pelo Tribunal às questões de ordem financeiro-orçamentária em face de argumentos ético-jurídicos como o mínimo existencial e a dignidade da pessoa humana. Diante do crescente fenômeno da judicialização da saúde, o objetivo principal é analisar os efeitos teóricos e práticos da discussão acerca da dimensão positiva dos direitos fundamentais, sob uma perspectiva pragmática, para a efetivação do direito social à saúde, sobretudo da assistência farmacêutica. Não obstante o reconhecimento da dimensão positiva presente em todos os direitos, quando descritivamente analisados, conforme demonstra Cass Sunstein e Stephen Holmes, verifica-se que a jurisprudência brasileira tem sustentado que nenhum argumento de ordem financeiro-orçamentária pode limitar o direito ao recebimento de medicamentos de alto custo. Tal posicionamento, entretanto, encontra dificuldades em se adequar aos ideais de universalidade e igualdade, bem como, à justiça distributiva, por atender somente uma parcela da população em detrimento de outra ainda maior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriano Rodrigo Reis, Faculdade de Direito do Sul de Minas

Mestrando em Direito pela Faculdade de Direito do Sul de Minas. Pós-Graduado em Direito Médico e da Saúde pela Faculdade de Direito de Varginha. Pós-Graduado em Direito Constitucional pela Faculdade Estácio de Sá.

Leandro Correa de Oliveira, Faculdade de Direito do Sul de Minas

Doutor em Direito pela Faculdade Estácio de Sá. Mestre em Direito do Estado pela Universidade Federal do Paraná. Professor dos cursos de graduação e mestrado da Faculdade de Direito do Sul de Minas. Advogado.

Downloads

Publicado

27-02-2020

Como Citar

REIS, A. R.; OLIVEIRA, L. C. de. A JUDICIALIZAÇÃO DOS MEDICAMENTOS DE ALTO CUSTO NO BRASIL E A TEORIA DOS CUSTOS DOS DIREITOS. Revista Digital Constituição e Garantia de Direitos, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 115–133, 2020. DOI: 10.21680/1982-310X.2019v12n2ID18460. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/constituicaoegarantiadedireitos/article/view/18460. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Padronização