Do ginásio ao Complexo de Ensino Estadual do Paraná: adesões e ressignificações em uma instituição de ensino (1900-1980)
DOI:
https://doi.org/10.21680/2596-0113.2023v6n1ID29009Palabras clave:
Colégio Estadual do Paraná, Ensino Escolar, História da Educação, Instituição EscolarResumen
Este texto tem por objetivo investigar sobre a trajetória do Colégio Estadual do Paraná ao longo do século XX. Localizado em Curitiba-PR, a partir da perspectiva da história da educação, é possível perceber como, essa instituição de ensino, em diferentes contextos, e, do ensino desenvolvido nela, esteve atrelado ao projeto de estado pautado em questões políticas, econômicas, culturais e sociais. Para isso, são utilizados como documentação histórica, legislações, fotografias, Planos Curriculares, dentre outros documentos, disponibilizados pelo Centro de Memória do Colégio Estadual do Paraná. A análise exposta apresenta contribuições para identificar o percurso da instituição e de adesões ou afastamentos de propostas educacionais desenvolvidas no período investigado.
Descargas
Citas
Archanjo, L. R. (1996). Relações de gênero e educação escolar: Colégio Estadual do Paraná (1950/1960). Dissertação (Mestrado em História), Universidade Federal do Paraná, UFPR, Curitiba.
Arend, S. M. F. (2012). Meninas. Trabalho, escola e lazer. In: Pinsky, C. B.; Pedro, J. M. (Org.). Nova História das Mulheres no Brasil. (p. 65-83). 1ed. São Paulo: Editora Contexto.
Belli, M. J. M. L.; Boneti, L. W. (09 de setembro de 2020). Educação profissional: entre o lápis e a ferramenta. a insurgência do menor aprendiz. Revista Contexto & Educação, v. 35, n. 112, 366-383. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2020.112.366-383
Castro, E. A.; Posse, Z. C. S. 92012). Ginásios Normais e Profissionais: a arquitetura escolar do Paraná na primeira metade do século XX. Curitiba, PR: Edição do autor.
Chaves Junior, S. R. (2004). A educação física do Ginásio Paranaense ao Colégio Estadual do Paraná: contribuições para a construção de uma história de uma disciplina escolar (1931-1951). Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Federal do Paraná, UFPR, Curitiba.
Leite, L. I. (2019). A Lei 5.692/71 e a implantação da reforma na escola. In N. G. Gonçalves & S. P. Bornatto. Educação e sociedade na ditadura civil-militar: adesões, acomodações e resistências (p. 115-132). Curitiba, PR: CRV.
Lima, S. (2008). Colégio Estadual do Paraná como centro de irradiação cultural: uma análise de suas atividades complementares (décadas de 1960-1970). Dissertação (Mestrado). Universidade do Paraná (UFPR). Curitiba.
Ranzi, S. M. F.; Silva, M. C. (21 de julho de 2006). Questões de legitimidade na primeira República: o ensino secundário regular a equiparação do Ginásio Paranaense ao congênere federal Educação. Revista do Centro de Educação, vol. 31, 133-152. https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/issue/view/106
Santos, J. (2009). A expectativa de mais um Luzeiro do saber em Curitiba: o Internato do Ginásio Paranaense (1919-1942). Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Federal do Paraná, UFPR, Curitiba.
Zacharias, M. R. (2013). Espaços e processos educativos do Ginásio Paranaense: os ambientes especializados e seus artefatos (1904-1949). Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Federal do Paraná, UFPR, Curitiba.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 History of Education in Latin America - HistELA
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.