Do ginásio ao Complexo de Ensino Estadual do Paraná: adesões e ressignificações em uma instituição de ensino (1900-1980)

Autores

  • Jorge Zaluski Universidade Estadual do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.21680/2596-0113.2023v6n1ID29009

Palavras-chave:

Colégio Estadual do Paraná, Ensino Escolar, História da Educação, Instituição Escolar

Resumo

Este texto tem por objetivo investigar sobre a trajetória do Colégio Estadual do Paraná ao longo do século XX. Localizado em Curitiba-PR, a partir da perspectiva da história da educação, é possível perceber como, essa instituição de ensino, em diferentes contextos, e, do ensino desenvolvido nela, esteve atrelado ao projeto de estado pautado em questões políticas, econômicas, culturais e sociais. Para isso, são utilizados como documentação histórica, legislações, fotografias, Planos Curriculares, dentre outros documentos, disponibilizados pelo Centro de Memória do Colégio Estadual do Paraná. A análise exposta apresenta contribuições para identificar o percurso da instituição e de adesões ou afastamentos de propostas educacionais desenvolvidas no período investigado.

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Biografia do Autor

Jorge Zaluski, Universidade Estadual do Estado de Santa Catarina

Universidade Estadual do Estado de Santa Catarina: Florianopolis, Santa Catarina, Brasil. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0795-263X 

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Acervo Centro de Memória do Colégio Estadual do Paraná (CMCEP), sem data.

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Publicado

05-01-2023

Como Citar

Zaluski, J. (2023). Do ginásio ao Complexo de Ensino Estadual do Paraná: adesões e ressignificações em uma instituição de ensino (1900-1980). History of Education in Latin America - HistELA, 6(1), e29009. https://doi.org/10.21680/2596-0113.2023v6n1ID29009

Edição

Seção

Artigos