Cícero e o tratamento do corpo

uma análise das Discussões Tusculanas

Auteurs-es

  • Matheus Roberto Breda Teixeira Universidade Estadual de Maringá

DOI :

https://doi.org/10.21680/2596-0113.2024v7n1ID36991

Mots-clés :

Corpo, Educação, História da Educação

Résumé

O objetivo deste trabalho é analisar a proposta de tratamento dado ao corpo presente na obra Discussões Tusculanas de Marco Túlio Cícero. Nessa obra, o autor organiza diversos elementos da cultura ocidental, a fim de apresentar uma sabedoria genuinamente latina, diferenciando-a dos gregos. Cícero direciona seus escritos aos acadêmicos Romanos, esse período também enfatiza Roma e seu o papel como transmissora da cultura grega. Ademais, são feitas menções a respeito da morte, do mal e da dor, e as perturbações que o homem encontra ao viver e se relacionar, além de considerar que essas circunstâncias não são capazes de abalar o sábio. Para a análise da obra que, em certo sentido, apresenta os tratamentos concebidos ao corpo do homem naquela época foi utilizada a história social. Nesse sentido, o ponto de partida foi o contexto no qual Marco Túlio Cícero esteve inserido, depois se abordou a respeito do tratamento do corpo tendo em vista o desenvolvimento da filosofia, ao analisar as Discussões Tusculanas, especialmente, o livro IV. Desse modo, compreende-se sobre o momento de transformações sociais na qual o Ocidente estava passando. Além disso, Cícero apresenta a ideia de que é preciso se preocupar tanto com o corpo quanto com o espírito para que essa formação do homem o faça superar as perturbações e enfermidades (do espírito e do corpo) que os acometem, e, assim, viver da melhor maneira possível.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Matheus Roberto Breda Teixeira, Universidade Estadual de Maringá

Mestre em educação pela Universidade Estadual de Maringá, Brasil.

Références

Anderson, P. (2016). Passagens da antiguidade ao feudalismo. (Renato Prelorentzou. Trad.), Editora: UNESP.

Beltrão, C. (2020). Construindo a filosofia “clássica”: Cícero e o epicurismo. Revista Archai, Brasília, 30, e03012.

Bloch, M. (2001). Apologia da história, ou, o ofício de historiador. Zahar.

Bortolanza, J. (2014). Prefácio. In: Cícero. Discussões Tusculanas. (Bruno F. Bassetto. Trad.), EDUFU.

Burke, P. (2002). História e teoria social. (Klauss B. Gerhardt e Roneide V. Majer. Trad.), Editora UNESP.

Carreiro, Z. C. D. (2019). Virtus, prima inter pares: a ética estoica em Cícero e a proposta de identidade filosófica em tusculanae disputationes. Tese (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Chauí, M. (2010). Cícero: a filosofia fala latim. In: Introdução à história da filosofia: as escolas helenísticas, volume. II. Companhia das Letras (pp. 221-252).

Cícero. (2014). Discussões Tusculanas (Marco Túlio Cícero). (Bruno F. Bassetto. Trad.), EDUFU.

De Sá, M. E. B. (2014). O ecletismo no De Officiis, de Cícero. Mundo Antigo, 3, (pp. 145-156).

Grimal, P. (2009). A civilização romana. (Isabel S. Aubyn. Trad.). Edições 70.

Grimal, P. (2011). História de Roma. (Maria L. Loureiro. Trad.). São Paulo: Editora UNESP.

Jardim, M. L. (2016). Marco Túlio Cícero: uma nova proposta para a formação do orador. Tese (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Maringá.

Kenny, A. (1998). Roma e seu Império. In: História concisa da filosofia ocidental. (Desidério Murcho. Trad.). Temas e Debates, (pp. 138-140).

Lima, V. V. (2010). A revolta de Sertório e a crise republicana do século I a.C: Uma visão das práticas de dominação imperialista romana nas Hispânias. Dissertação (Mestrado em História Antiga e Medieval), Universidade Federal Fluminense.

Medeiros, M. C. (2019). Entre a crise política e a crise moral de finais da república romana (I a.C.): fronteiras entre o discurso e o real. GAÎA, 10 (pp. 172-188).

Reale, G. e Antiseri, D.. (1990). O pensamento filosófico na época helenística. In: História da filosofia: antiguidade e idade média, volume I. Paulus, (pp. 227-298).

Ribeiro, D. V. (1977). Cícero, o senado e o sim da república romana. Revista Brasileira de Estudos Políticos, 45, (pp. 314-324).

Tolfo, T. (2017). Considerações sobre a República Romana na obra De Res Publica de Marco Túlio Cícero. Revista Expedições, 8 (3), (pp. 146-158).

Estátua de Cícero

Publié-e

22-12-2024

Comment citer

Teixeira, M. R. B. (2024). Cícero e o tratamento do corpo: uma análise das Discussões Tusculanas. History of Education in Latin America - HistELA, 7(1), e36991. https://doi.org/10.21680/2596-0113.2024v7n1ID36991

Numéro

Rubrique

Artigos

Articles similaires

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.