Presença de Comenius na Ibero-América

Autores

  • Wojciech Andrzej Kulesza Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.21680/2596-0113.2024v7n1ID35268

Palavras-chave:

Comenius, História da Pedagogia, Históriografia da Educação Iberoamericana

Resumo

Desde a época colonial, quando suas obras didáticas para o ensino do latim foram extensamente utilizadas nos seminários católicos, registra-se a presença de João Amos Comenius (1592-1670) na educação latino-americana. A princípio por meio da circulação de seus manuais para o ensino de línguas, dentre os quais o Orbis Pictus teve papel destacado, em seguida por sua associação com o método intuitivo no século XIX e com a Escola Nova já no século XX, o nome de Comenius comparece com assiduidade na história de nossa educação. Escola e colégios da região ostentam o seu nome, suas obras são traduzidas para o espanhol e português, seminários sobre sua vida e obra são realizados, incorporando-se assim seu nome à nossa cultura educacional. Os avanços nos estudos sobre sua obra, tal como a descoberta dos manuscritos da monumental De rerum humanarum Emendatione Consultatio Catholica em 1935 na Alemanha, tem revelado novas facetas do seu pensamento para subsidiar nossas reflexões. Neste trabalho, procura-se assinalar a presença ibero-americana de Comenius por meio da consulta aos seus livros e à produção de trabalhos e artigos sobre sua vida e obra realizados, ou publicados, na região.

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Medalha Comenius - UNESCO

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Publicado

15-09-2024

Como Citar

Kulesza, W. A. (2024). Presença de Comenius na Ibero-América. History of Education in Latin America - HistELA, 7(1), e35628. https://doi.org/10.21680/2596-0113.2024v7n1ID35268

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