Desafios e necessidades de uma ecosofia no território escolar
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-3879.2023v23n3ID33379Palavras-chave:
ecologia; ecosofia; ambiente; sociedade; pensamento.Resumo
Através da obra "As três ecologias" de Félix Guattari, este artigo tem como objetivo apresentar as concepções ecológicas do autor e refletir sobre alguns desafios enfrentados pela escola. Guattari aborda a ecosofia, que engloba as ecologias ambiental, mental (subjetividade) e social, buscando promover uma transformação na forma como nos relacionamos com o território, a subjetividade e o mundo. Com o acelerado avanço tecno-científico, a humanidade enfrenta uma crise ecológica sem precedentes, e a escola não pode se manter distante dessa realidade. É fundamental problematizar os espaços escolares, repensar uma educação baseada na memorização em detrimento do excesso de informação, e valorizar o ócio e a produção de subjetividade. Os desafios aqui descritos permeiam o ambiente escolar, suas práticas específicas e a necessidade de uma nova abordagem para a produção de subjetividade, direcionando-nos às demandas ecológicas do século XXI. A escola deve ser um espaço de transformação e conscientização, capaz de promover a construção de um mundo mais equilibrado e consciente de suas interações com o meio ambiente.
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