Vol. 25 No. 2 (2025): DOSSIÊ: Teoria Dialógica do Círculo de Bakhtin em foco: estudos sobre práticas sociais, históricas e culturais de linguagem
Dossiê Temático: Teoria Dialógica do Círculo de Bakhtin em foco — estudos sobre práticas sociais, históricas e culturais de linguagem
A Saberes: Revista Interdisciplinar de Filosofia e Educação apresenta o dossiê “Teoria Dialógica do Círculo de Bakhtin em foco: estudos sobre práticas sociais, históricas e culturais de linguagem”, organizado pelos professores Dr. Manassés Morais Xavier (UFCG), Dr. Fábio Marques de Souza (UEPB) e Dra. Eliete Correia dos Santos (UEPB).
O dossiê tem como propósito reunir pesquisas que, ancoradas na tradição bakhtiniana, explorem a relação entre linguagem, discurso, cultura e práticas sociais, discutindo os modos como os sujeitos se constituem nas interações e produções discursivas. São especialmente bem-vindos trabalhos que analisem experiências de ensino e aprendizagem de linguagens em contextos da Educação Básica ou em outras esferas formativas, sob a ótica da Teoria Dialógica da Linguagem.
Ao propor o encontro de diferentes abordagens teóricas e metodológicas inspiradas no pensamento de Bakhtin e do Círculo, o dossiê busca ampliar o debate sobre os usos sociais da linguagem e sobre as dimensões históricas e culturais da produção de sentido, fortalecendo o diálogo entre filosofia, educação e estudos da linguagem.
English
Español (España)
Português (Brasil)