Vol. 25 No. 2 (2025): DOSSIÊ: Teoria Dialógica do Círculo de Bakhtin em foco: estudos sobre práticas sociais, históricas e culturais de linguagem

					View Vol. 25 No. 2 (2025): DOSSIÊ: Teoria Dialógica do Círculo de Bakhtin em foco: estudos sobre práticas sociais, históricas e culturais de linguagem

Dossiê Temático: Teoria Dialógica do Círculo de Bakhtin em foco — estudos sobre práticas sociais, históricas e culturais de linguagem

A Saberes: Revista Interdisciplinar de Filosofia e Educação apresenta o dossiê “Teoria Dialógica do Círculo de Bakhtin em foco: estudos sobre práticas sociais, históricas e culturais de linguagem”, organizado pelos professores Dr. Manassés Morais Xavier (UFCG), Dr. Fábio Marques de Souza (UEPB) e Dra. Eliete Correia dos Santos (UEPB).

O dossiê tem como propósito reunir pesquisas que, ancoradas na tradição bakhtiniana, explorem a relação entre linguagem, discurso, cultura e práticas sociais, discutindo os modos como os sujeitos se constituem nas interações e produções discursivas. São especialmente bem-vindos trabalhos que analisem experiências de ensino e aprendizagem de linguagens em contextos da Educação Básica ou em outras esferas formativas, sob a ótica da Teoria Dialógica da Linguagem.

Ao propor o encontro de diferentes abordagens teóricas e metodológicas inspiradas no pensamento de Bakhtin e do Círculo, o dossiê busca ampliar o debate sobre os usos sociais da linguagem e sobre as dimensões históricas e culturais da produção de sentido, fortalecendo o diálogo entre filosofia, educação e estudos da linguagem.

Published: 27-10-2025

DOSSIÊ: Teoria Dialógica do Círculo de Bakhtin em foco: estudos sobre práticas sociais, históricas e culturais de linguagem

Educação especial e inclusiva

Filosofia

Educação e Ensino

Teaching and Educational Technology

Artigos (interdisciplinar)

Ensaios

  • THE CARTESIAN PARADOX BETWEEN UNDERSTANDING AND WILL

    Lélio Braga, Aline Nascimento Braga, Maria Gilvania da Silva Alves, Shirsley Joany dos Santos da Silva, Carlos Alberto Brito da Silva Júnior, Alessandra Nascimento Braga
    ENS01
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n2ID41184

Resenhas

  • Filosofia Africana: Das Independências às Liberdades

    Itélio Muchisse, Valdimiro Morais
    RES02
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n2ID41290
  • Neoliberalism vs. Human Rights Theory a reflection on the purpose of education and equal access

    Fernanda de Paula Santos Amorim, Marcello Calvosa
    RES01
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n2ID38331

Relatos de experiências

  • CONTINUING EDUCATION FOR COMMUNITY HEALTH AGENTS ON SAFE MEDICATION PRACTICES

    Talita de Alencar Araújo, Almária Mariz Batista
    RE01
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n2ID41162