v. 25 n. 2 (2025): DOSSIÊ: Teoria Dialógica do Círculo de Bakhtin em foco: estudos sobre práticas sociais, históricas e culturais de linguagem

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Dossiê Temático: Teoria Dialógica do Círculo de Bakhtin em foco — estudos sobre práticas sociais, históricas e culturais de linguagem

A Saberes: Revista Interdisciplinar de Filosofia e Educação apresenta o dossiê “Teoria Dialógica do Círculo de Bakhtin em foco: estudos sobre práticas sociais, históricas e culturais de linguagem”, organizado pelos professores Dr. Manassés Morais Xavier (UFCG), Dr. Fábio Marques de Souza (UEPB) e Dra. Eliete Correia dos Santos (UEPB).

O dossiê tem como propósito reunir pesquisas que, ancoradas na tradição bakhtiniana, explorem a relação entre linguagem, discurso, cultura e práticas sociais, discutindo os modos como os sujeitos se constituem nas interações e produções discursivas. São especialmente bem-vindos trabalhos que analisem experiências de ensino e aprendizagem de linguagens em contextos da Educação Básica ou em outras esferas formativas, sob a ótica da Teoria Dialógica da Linguagem.

Ao propor o encontro de diferentes abordagens teóricas e metodológicas inspiradas no pensamento de Bakhtin e do Círculo, o dossiê busca ampliar o debate sobre os usos sociais da linguagem e sobre as dimensões históricas e culturais da produção de sentido, fortalecendo o diálogo entre filosofia, educação e estudos da linguagem.

Publicado: 27-10-2025

DOSSIÊ: Teoria Dialógica do Círculo de Bakhtin em foco: estudos sobre práticas sociais, históricas e culturais de linguagem

  • Chatgpt ideologias codificadas e o olhar bakhtiniano

    Amanda Lopes Bezerra, Alisson dos Santos, Gabriele da Silva Santos
    BHK03
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n2ID42031
  • IDENTIDADE SURDA E A PRODUÇÃO DE DISCURSOS ANÁLISE DIALÓGICA DAS STICKERS-LIBRAS SOBRE AS ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE CAMPINA GRANDE (2024) EM UM GRUPO NO WHATSAPP

    EmanuelEverton Grangeiro da Silva, Ítalo Urbano Barro s Fernandes, Samuel Filipe Guedes do Nascimento, José Tiago Ferreira Belo
    BHK04
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n2ID42024
  • O METAVERSO COMO ESPAÇO DIALÓGICO A INTERAÇÃO EM MÚLTIPLAS REALIDADES

    Lucas Ribeiro de Morais, Maria Ariane Santos Amaro da Silva
    BHK05
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n2ID41972
  • UM OLHAR BAKHTINIANO ACERCA DAS ATIVIDADES DO LIVRO DIDÁTICO “TAKE IN ACTION” O ATO RESPONSÁVEL E RESPONSIVO SOBRE QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS DA MULHER NEGRA

    Rivaldo Ferreira da Silva, Telma Sueli Farias Ferreira, Allan Alfredo Silveira dos Anjos
    BHK06
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n2ID41965
  • DO COMENTÁRIO DO INSTAGRAM AO ARTIGO DE OPINIÃO A DINÂMICA DOS GÊNEROS DISCURSIVOS NA ERA DIGITAL SOB A ÓTICA DA ANÁLISE DIALÓGICA DO DISCURSO

    Lidianne da Silva Arruda Camelo, Eliete Correia dos Santos
    BHK07
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n2ID41952
  • O DISCURSO RELIGIOSO EM CHARGES POSSIBILIDADES DIALÓGICAS

    Jucileide Maria Oliveira Cândido, Maria Dnalda Pereira da Silva
    BHK08
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n2ID41948
  • A CONSTRUÇÃO DO SUJEITO TRANS NAS VOZES SOCIAIS QUE PERMEIAM A QUESTÃO DO CORPO NOS FILMES “A GAROTA DINAMARQUESA” E “A PELE QUE HÁBITO”

    Everton William de Lima Silva, Fabio Marques de Souza
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n2ID40958
  • ECOS DE MÍMISBRUNNR DIALOGISMO E ENTRE-LUGARES NA TRADUÇÃO INTERSEMIÓTICA DE HELVEGEN E FEHU NA SÉRIE NORSEMEN

    Déborah Letícia Ferreira de Sousa , Fábio Marques de Souza
    BHK01
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n2ID40623

Educação especial e inclusiva

Filosofia

  • DEUS EM DESCARTES RAZÃO, MODERNIDADE E ENSINO DE FILOSOFIA

    Carlos José de Melo Moreira, Verônica Lima Carneiro Moreira
    FI01
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n2ID41770
  • TRANSFILOSOFIA-EDUCAÇÃO SENSÍVEL RUPTURAS SIGNIFICATIVAS COM A COLONIALIDADE

    Milagros Elena Rodriguez
    FI02
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n2ID37462

Educação e Ensino

Ensino e tecnologia educacional

  • CONSTRUÇÃO DE UM PROGRAMA DE SIMULAÇÃO CLÍNICA EM UM CURSO DE MEDICINA DO SERTÃO PARAIBANO ESTUDO PILOTO

    Miguel Águila Toledo, Charlene de Oliveira Pereira, Marcos Eduardo dos Santos Targino, Raphael Raniere de Oliveira Costa
    ETE01
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n2ID38596

Artigos (interdisciplinar)

Ensaios

  • O PARADOXO CARTESIANO ENTRE ENTENDIMENTO E VONTADE

    Lélio Braga, Aline, Maria Gilvania , Shirsley Joany , Carlos Alberto, Alessandra
    ENS01
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n2ID41184

Resenhas

  • Filosofia Africana: Das Independências às Liberdades

    Itélio Muchisse, Valdimiro Morais
    RES02
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n2ID41290
  • Neoliberalismo vs. Teoria dos Direitos Humanos uma reflexão sobre a finalidade da educação e a igualdade de acesso

    Fernanda de Paula Santos Amorim, Marcello Calvosa
    RES01
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n2ID38331

Relatos de experiências

  • EDUCAÇÃO PERMANENTE PARA AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE SOBRE PRÁTICAS DE MEDICAÇÃO SEGURAS

    Talita de Alencar Araújo, Almária Mariz Batista
    RE01
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n2ID41162