METODOLOGIAS ATIVAS PARA EDUCAÇÃO EM SAÚDE E TRABALHO EM GRUPO COMO FERRAMENTA DE REABILITAÇÃO PÓS COVID-19

Relato de Experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2023v23n1ID31835

Palavras-chave:

metodologias ativas, educação em saúde, atenção primária à saúde, Covid 19

Resumo

A Covid-19 é uma infecção multissistêmica que pode acarretar permanência de sequelas em
decorrência do acometimento de tecidos vitais, quadro clínico intitulado Síndrome pós-Covid
19. Este trabalho objetiva descrever a experiência do uso de metodologias ativas em saúde no
desenvolvimento das atividades de educação em saúde de um grupo de reabilitação pós-
Covid-19. Trata-se de estudo descritivo com abordagem qualitativa, tipo relato de experiência,
desenvolvido em 2021, por residentes de programa multiprofissional em atenção básica no
nordeste brasileiro. Foram utilizadas metodologias ativas para potencializar informações em
saúde, observadas alterações multissistêmicas persistentes, estabelecida conduta para
reabilitação clínico-funcional, buscando ganhos em participação e engajamento dos usuários.
Logrou-se êxito com a abordagem em reabilitação por equipe interprofissional na atenção
básica, empregando estratégias de metodologias ativas, com competências voltadas à educação
na saúde. Conclui-se que as metodologias ativas possibilitaram melhor interação entre
usuários e profissionais da saúde, favoreceram fortalecimento do vínculo entre equipe e
usuários e, ainda, melhor adesão às orientações recebidas. Dada a pertinência e importância da
síndrome pós-covid, acreditamos que a experiência apresentada amplie a temática nas
residências em saúde e contribua com mais saúde à população.

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Biografia do Autor

Anielly Batista, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Nutricionista Residente em Atenção Básica

Igor Ricelli Morais Fernandes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Médico Veterinário Residente em Atenção Básica

Letícia Batista da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Dentista Residente em Atenção Básica

Tânia Cristina Meira Garcia

 Doutorado (Programa de Pós-Graduação em Educação)

Tulia Fernanda Meira Garcia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

 Doutorado em Gerontologia

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Publicado

13-07-2023

Como Citar

BATISTA, A. W.; LIMA ROCHA, G. K.; MORAIS FERNANDES, I. R. .; DA SILVA, L. B. .; MEIRA GARCIA, T. C.; MEIRA GARCIA, T. F. . METODOLOGIAS ATIVAS PARA EDUCAÇÃO EM SAÚDE E TRABALHO EM GRUPO COMO FERRAMENTA DE REABILITAÇÃO PÓS COVID-19: Relato de Experiência. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 260–272, 2023. DOI: 10.21680/1984-3879.2023v23n1ID31835. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/31835. Acesso em: 23 nov. 2024.