O direito regulatório e a eficiência dos mercados regulados

as contribuições da Teoria dos Jogos

Autores

Palavras-chave:

Direito regulatório, Eficiências dos mercados, Teoria dos Jogos

Resumo

Nos últimos vinte anos a economia brasileira tem passado por mudanças profundas em sua estrutura regulatória. Vários setores antes administrados pelo Estado hoje passaram a ser pelo setor privado justamente buscando maior eficiência na prestação dos serviços. Agora os interesses desse setor privado e do Estado são antagônicos assim como num jogo de xadrez. Essa mudança de paradigmas tem inovado profundamente o conceito de regulação econômica no país, aproximando cada vez mais sua teoria à da pura Análise Econômica do Direito. Dentro desse contexto a moderna Teoria dos Jogos, cuja essência tende a fornecer instrumentos para a melhor regulação setorial possível, surge como um forte aliado dos reguladores na busca pela plena eficiência dos mercados regulados concebido esse como instrumento de melhoria da qualidade de vida da sociedade atual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Otacílio dos Santos Silveira Neto, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Tem graduação em Direito. Mestrado em Ciências Jurídicas pela Universidade Federal da Paraíba (2003) - Área de Concentração: Direito Econômico. Doutorado em Direito Público pela Universidade de Zaragoza/Espanha (2009) com o Título de Doutor revalidado pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Pernambuco. Título da tese de doutorado: O Plano Nacional de Recursos Hídricos Brasileiro: Regime Jurídico. Atualmente é Professor Associado do Departamento de Direito Público da Universidade Federal do Rio Grande do Norte em Regime de Dedicação Exclusiva. Integra o Programa de Pós-Graduação em Direito da UFRN onde é presidente da Comissão de auto-avaliação do programa. É responsável pelas Disciplinas Direito Econômico e Direito Financeiro na Graduação do Curso de Direito e pela disciplina Livre Concorrência, Livre Iniciativa e Desenvolvimento Econômico no Programa de Pós-Graduação em Direito. Foi Pesquisador Visitante Bolsista da Agência Nacional do Petróleo - ANP em Direito do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis por cinco anos. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Econômico, atuando principalmente nos seguintes temas: Livre Iniciativa, Livre Concorrência e Desenvolvimento Econômico.

Referências

BOARATI, Vanessa. Economia para o Direito. Editora Manole. São Paulo. 2006.

DEL MASSO, Fabiano. Direito Econômico. Editora Elsevier. Rio de Janeiro. 2007.

FARIA, José Eduardo. O Direito na economia globalizada. Editora Malheiros. São Paulo. 2000.

FERRAZ, Sérgio. DALLARI, Adilson de Abreu. Processo Administrativo. Editora Malheiros. São Paulo. 2002.

FIANI, Ronaldo. Teoria dos Jogos. Editora Campus. São Paulo. 2006.

FONSECA, João Bosco Leopoldino da. Direito Econômico. Rio de Janeiro: Editora Forense, 1998.

JUSTEN FILHO, Marçal. Curso de Direito Administrativo. São Paulo: Editora Saraiva, 2006.

MEDAUAR, Odete. Direito Administrativo Moderno. Editora Revista dos Tribunais, São Paulo, 1996.

PINHEIRO CASTELAR, Armando. SADDI, Jairo. Direito, Economia e Mercados. São Paulo: Editora Elsevier, 2005.

SANTINI, Brígida Alexandre. GARBUGIO, Gilmar. BORTOLOSSI, Humberto José. SANTOS, Polyana Alves. BARRETO, Larissa Santana. Uma introdução a teoria dos jogos. Pg. 3. Disponível em: www.mat.puc-rio.br. Acesso em: 06 nov. 2009

SILVA, José Afonso da. Curso de Direito Constitucional Positivo. São Paulo: Editora Malheiros, 2008.

SILVEIRA NETO, Otacílio dos Santos. A ANATEL e o mercado de telecomunicações do Brasil. João Pessoa: UFPB, 2003.

Downloads

Publicado

17-10-2013

Como Citar

SILVEIRA NETO, Otacílio dos Santos. O direito regulatório e a eficiência dos mercados regulados: as contribuições da Teoria dos Jogos. Revista Digital Constituição e Garantia de Direitos, [S. l.], v. 6, n. 01, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/constituicaoegarantiadedireitos/article/view/4382. Acesso em: 1 jun. 2026.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.