Professores, Mestres e Educadores: a Docência aos Olhos do Jornal O Repórter (Uberlândia-MG: 1950-1970)
DOI:
https://doi.org/10.21680/2596-0113.2021v4n0ID23974Palabras clave:
representações, Imprensa Escrita, História da Docência, Triângulo MineiroResumen
Neste texto, abordamos a ideia de docência veiculada no jornal “O Repórter”, tentando identificar o estereótipo de professor(a) que era apresentado aos seus leitores. No processo de coleta das notícias, levantamos 846 matérias relativas a educação na coleção deste jornal constante do acervo do Arquivo Público Municipal de Uberlândia-MG, no período entre 1950 e 1963. A temática debatida em torno da profissão docente foi bastante expressiva com cerca de 10% do total das reportagens (87 notícias). As reflexões alcançadas indicam que no processo de acelerado crescimento da rede escolar urbana do município mineiro, as representações dos professores eram apresentadas entre dois polos distintos muitas vezes como figuras de prestígio dignas de exaltação, mas também em alguns momentos acusados pela precariedade da educação em função da má formação.
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