Educação em Cuiabá-MT pela ótica da escola José Magno (1935-1945)

Autores/as

  • Cristian Carla de Campos Simões Universidade Federal de Mato Grosso
  • Marijâne Silveira da Silva Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.21680/2596-0113.2024v7n1ID38031

Palabras clave:

Instituições Educacionais, História da Educação, Tipos de escolas, Ensino Primário, Cuiabá-Mato Grosso

Resumen

Este texto apresenta dados preliminares de uma pesquisa de mestrado em andamento, que tem como objetivo analisar o contexto educacional e os aspectos relacionados ao funcionamento da Escola José Magno, criada no município de Cuiabá, no estado de Mato Grosso no ano de 1935 para atender a população infantil. A investigação visa responder: quais os impactos foram gerados pela criação dessa modalidade educacional e de que maneira essa instituição contribuiu para a consolidação do projeto governamental da época? Para alcançar os objetivos, a pesquisa adota uma abordagem historiográfica, por meio da análise documental e está inserida no campo da História Cultural por meio da Operação Historiográfica de Certeau (1982).

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Biografía del autor/a

Cristian Carla de Campos Simões, Universidade Federal de Mato Grosso

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da UFMT. Professora da rede básica em licença para qualificação profissional autorizada pela SEDUC/MT. Pesquisadora da área de História da Educação no GEM.

 

Marijâne Silveira da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso

Professora Adjunta do Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação (DTFE) e do PPGE da UFMT. Vice-Líder do GEM. Pesquisadora na área de História da Educação, com ênfase no ensino primário.

 

Citas

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imagem abstrata inspirada no conceito de regulamento escolar

Publicado

21-12-2024

Cómo citar

Simões, C. C. de C., & Silva, M. S. da. (2024). Educação em Cuiabá-MT pela ótica da escola José Magno (1935-1945). History of Education in Latin America - HistELA, 7(1), e38031. https://doi.org/10.21680/2596-0113.2024v7n1ID38031

Número

Sección

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