Archives
-
Saberes: Revista Interdisciplinar de Filosofia e Educação
Vol. 24 No. 1 (2024)In this edition, we delve into crucial themes, from prison education to professional training, reflecting on the intersections between Philosophy and Education. Explore insights on psychoanalytic clinical work with the deaf, comparative studies on professional education, and more. We take this opportunity to inform you that approved articles will be published within 15 days after the authors submit the final version. Join us on this journey of discovery and reflection to shape a more inclusive and dynamic educational future.
-
Dossier Philosophy of Education and Modernity
Vol. 23 No. 3 (2023)The dossier “Philosophy of Education and Modernity” brings together works in the area of Philosophy of Education that cover themes related to the philosophical thought of the 17th and 18th centuries that deal with the theme of Education in its relationship with issues of knowledge, history, politics, training, ethics and aesthetics. In addition, it has a general articles section that includes works that fall within the editorial line of Saberes magazine.
-
Dossier Philosophy of Language
Vol. 23 No. 2 (2023)This dossier compiles works on the philosophy of language that encompass studies of discourse, power relations through language, art and responsibility, studies of presence, responsible action, among others, not limited to studies of written text, encompassing research on all languages such as cinema, music, theater, visual arts, and literature.
In addition to these core themes, this special issue also features a selection of articles on teaching and educational technology, drawn from research conducted in the Professional Master's in Geography program at UFRN (GEOPROF). The authors invite us to explore the possibilities and challenges of Information and Communication Technologies in the educational context.
-
African Philosophies: Plural and Anti-Colonial Voices
Vol. 24 No. 2 (2024)The dossier "African Philosophies: Plural and Anti-Colonial Voices" presents a diverse collection of articles exploring the rich and multifaceted African philosophical tradition. Addressing themes ranging from Afrocentricity and Candomblé to decoloniality and epistemological plurality, this dossier aims to highlight the unique and significant contributions of African philosophies to contemporary thought. The selected texts discuss the integration of quilombola knowledge, the philosophy of pluriversality, racism and colonialism in the educational context, as well as reflections on Afrocentric identities and the importance of terreiros as sacred spaces. By bringing together these plural voices, the dossier provides a platform for anti-colonial dialogues and promotes a deeper and more comprehensive understanding of African philosophies.
-
Saberes: Revista Interdisciplinar de Filosofia e Educação
Vol. 23 No. 1 (2023)Esse dossiê agrega trabalhos sobre a filosofia da linguagem que podem englobar os estudos do discurso, relações de poder através das linguagens, arte e responsabilidade, estudos da presença, ato responsável dentre outros, não se limitando ao texto escrito, e sim, abarcando todas as linguagens como: cinema, música, teatro, artes plásticas e literatura.
-
Saberes: Inclusão e diversidade no ensino superior
Vol. 21 No. 1 (2021)A temática deste Dossiê surgiu da atuação das organizadoras na Comissão Permanente de Inclusão (CPIA) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES) que ratificou o que já era de conhecimento: urge que pesquisemos e publiquemos mais sobre a inclusão e diversidade no ensino superior. Isso se deve, decerto, por ser um fenômeno recente, já que o aumento das matrículas dos alunos com Necessidades Educacionais Específicas (NEE) no ensino superior vem aumentando nos últimos dez anos.
Por isso, esse dossiê divulga textos originais oriundos de pesquisas e relatos de experiências que versam acerca das políticas institucionais, práticas pedagógicas e formação docente com vistas à inclusão de estudantes com necessidades específicas e o respeito à diversidade com foco no ensino superior.
-
n. esp. (2016): Saberes: Filosofia e Educação - Filosofia, Lógica e Metafísica analítica - ???o???? II
O presente número especial reúne artigos apresentados na segunda edição do Workshop ???o???? (Filosofia, Lógica e Metafísica analítica).
O Workshop ???o????, promovido pelo Grupo de Lógica e Filosofia Formal da UFRN, tem por propósito unir lógicos que trabalham na intersecção entre Lógica e Metafísica, através de aplicações de métodos formais em Filosofia. Lógica, enquanto inicialmente considerada como um ramo da Filosofia, superou seus propósitos originais e encontrou ligações com outras áreas da filosofia, tais como Filosofia da Linguagem, Filosofia da Matemática, Filosofia da Ciência e Filosofia da Mente.
Desde o seu desenvolvimento moderno, a Lógica se demonstrou ser uma ferramenta poderosa para analisar diferentes teorias filosóficas, assim como seus fundamentos e implicações; além disso, o nascimento e desenvolvimento das Lógicas não-clássicas expandiu seu domínio de aplicação muito além dos sonhos de seus progenitores.
Tópicos de interesse para nosso Worshop incluem, mas não estão limitados a:
• Metafísica Modal
• Referência e Descrições
• Tópicos filosóficos em Lógicas não-clássicas
• Valores de verdade
• Consequência Lógica
• Pluralismo Lógico x Monismo Lógico
• Neutralidade Lógica e Metafísica
• Paradoxos
A primeira edição do FILOMENA, realizado na UFRN em Setembro de 2014, contou com a participação 15 comunicações e uma mesa redonda sobre “The philosophy of contradictions”, com os seguintes participantes: Hitoshi Omori (CUNY), Peter Verdée (KU-Leuven), Marcos Silva (UFC), Chair: João Marcos (UFRN). -
n. esp. (2015): Saberes: Filosofia e Educação - I ENAFA e XXIV Semana de Filosofia da UFRN
Este número especial de 2015 apresenta um conjunto de discussões e problemas em diversas interfaces da Filosofia apresentados no I ENAFA - Encontro Nacional de Filosofia e Arte e na XXIV Semana de Filosofia. São dois eventos que ocorreram concomitantemente entre os dias 03 e 07 de novembro de 2014, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O projeto é uma iniciativa do PET Filosofia e Departamento de Filosofia.
-
Saberes: Filosofia e Educação
No. 9 (2014)UMA ANÁLISE DA DESIGUALDADE SOCIAL SOB A PERSPECTIVA DO PRINCÍPIO DA DIFERENÇA NA TEORIA DA JUSTIÇA DE JOHN RAWLS; Luca Nogueira Igansi. PARTIDO E TOTALITARISMO EM HANNAH ARENDT; Gustavo Jaccottet Freitas. O CORPO HUMANO COMO CHAVE DE ACESSO AO “ENIGMA DO MUNDO”; Gilmara Coutinho. SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE O HABITAR POÉTICO E A SUBJETIVIDADE; Marcus Vinicius de Souza Nunes. EROS, THANATOS E CIVILIZAÇÃO: UMA RELAÇÃO AINDA INESGOTADA; Daltro Lucena Ulguim, Avelino da Rosa Oliveira. ESTRATÉGIAS TRANSCENDENTAIS DE MICHEL BITBOL DIANTE DO DESAFIO DA FÍSICA MODERNA; Gabriel Almeida Assumpção; JUSTIÇA E EDUCAÇÃO NA REPÚBLICA DE PLATÃO; José João Neves Barbosa Vicente. A EDUCAÇÃO EM ALCÂNTARA PELO VIÉS DOS DADOS CENSITÁRIOS; Ricardo Costa de Sousa. POR UMA FORMAÇÃO CIENTÍFICA POSSÍVEL; Maria Olinda Pimentel. FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO: PROPOSTA VERSUS PROBLEMATIZAÇÃO; Laís Franco Amorim Vieira de Sá -
Saberes: Filosofia e Educação
No. 8 (2013)SOLITÁRIOS NA MULTIDÃO: O SENTIMENTO DE MODERNIDADE NA OBRA DE POE E VALÉRY, Anna Waleska Nobre Cunha de Menezes ; MODOS DA SILOGÍSTICA: PROVAS DE VALIDADE E INVALIDADE EM ARISTÓTELES, Elton Luiz Rasch ; A MORALIDADE SOB O AUSPÍCIO DAS CIÊNCIAS MODERNAS: UM DIÁLOGO ENTRE JEAN JACQUES ROUSSEAU E HANS JONAS, Harim Britto ; INCOMENSURABILIDADE E RACIONALIDADE EM THOMAS KUHN, Adan John Gomes da Silva ; DIDÁTICA NO ENSINO SUPERIOR: PERSPECTIVAS E DESAFIOS, Eniel do Espírito Santo, Luiz Carlos Sacramento da Luz ; ASPECTOS GERAIS DA ROTINA ESCOLAR NA PRÉ-ESCOLA, Maria José Silva Lobato ; INTERAÇÃO UNIVERSIDADE-ESCOLA: REFLEXÕES SOBRE A TRAJETÓRIA DE UMA PESQUISA-INTERVENÇÃO, Marilce da Costa Campos Rodrigues, Aline Maria de medeiros Rodrigues Reali, Daniela Dotto Machado, Jane Borges de Oliveira Santos, Marcia Regina Onofre, Maria Iolanda Monteiro, Terence Peixoto dos Santos ; JOHN DEWEY E MONTEIRO LOBATO: AMBIENTE SOCIAL E CONDIÇÕES DE CRESCIMENTO NO ROMANCE O PRESIDENTE NEGRO, José Claudio Matos, Camila Oliveira Silva