Edições anteriores
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Saberes: Revista Interdisciplinar de Filosofia e Educação
v. 24 n. 1 (2024)Nesta edição, mergulhamos em temas cruciais, da educação prisional à formação profissional, refletindo sobre as interseções entre Filosofia e Educação. Explore insights sobre a clínica psicanalítica com surdos, estudos comparativos sobre educação profissional e muito mais. Aproveitamos para informar que os artigos aprovados serão publicados em até 15 dias após o envio da versão final pelos autores. Junte-se a nós nessa jornada de descoberta e reflexão para moldar um futuro educacional mais inclusivo e dinâmico.
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Dossiê Filosofia da Educação e Modernidade
v. 23 n. 3 (2023)O dossiê “Filosofia da Educação e Modernidade” agrega trabalhos na área da Filosofia da Educação que abrangem assuntos relacionados ao pensamento filosófico dos séculos XVII e XVIII que tratem do tema da Educação em sua relação com questões do conhecimento, da história, da política, da formação, da ética e da estética. Para além disso, ele conta com uma seção de artigos gerais que contempla trabalhos que se enquadram na linha editorial da resvista Saberes.
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Número Especial: Filosofia da Linguagem
v. 23 n. 2 (2023)Esse número especial agrega trabalhos sobre a filosofia da linguagem que englobam os estudos do discurso, relações de poder através das linguagens, arte e responsabilidade, estudos da presença, ato responsável dentre outros, não se limitando à estudos sobre o texto escrito, abarcando pesquisas sobre todas as linguagens como: cinema, música, teatro, artes plásticas e literatura.
Além desses temas centrais, este número especial também apresenta uma seleção de artigos sobre ensino e tecnologia educacional, provenientes das pesquisas desenvolvidas no Mestrado Profissional em Geografia da UFRN (GEOPROF). Os autores nos convidam a explorar as possibilidades e desafios das Tecnologias da Informação e Comunicação no contexto educacional.
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Dossiê Filosofias Africanas: Vozes plurais e contracoloniais
v. 24 n. 2 (2024)O dossiê "Filosofias Africanas: Vozes plurais e contracoloniais" apresenta uma coleção diversificada de artigos que exploram a rica e multifacetada tradição filosófica africana. Abordando temas que vão desde a afrocetricidade e o candomblé até a decolonialidade e a pluralidade epistemológica, este dossiê busca destacar as contribuições únicas e significativas das filosofias africanas para o pensamento contemporâneo. Os textos selecionados discutem a integração de saberes quilombolas, a filosofia da pluriversalidade, o racismo e o colonialismo no contexto educativo, além de reflexões sobre identidades afrocentradas e a importância dos terreiros como espaços sagrados. Ao reunir essas vozes plurais, o dossiê oferece uma plataforma para diálogos contracoloniais e promove uma compreensão mais profunda e abrangente das filosofias africanas.
Organização do dossiê
Dra. Adilbenia Machado, UFRRJ
Dra. Aline Matos Da Rocha, UNB
Dra. Lorena Oliveira, UFRJ
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Saberes: Revista Interdisciplinar de Filosofia e Educação
v. 23 n. 1 (2023)Esse dossiê agrega trabalhos sobre a filosofia da linguagem que podem englobar os estudos do discurso, relações de poder através das linguagens, arte e responsabilidade, estudos da presença, ato responsável dentre outros, não se limitando ao texto escrito, e sim, abarcando todas as linguagens como: cinema, música, teatro, artes plásticas e literatura.
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Saberes: Inclusão e diversidade no ensino superior
v. 21 n. 1 (2021)A temática deste Dossiê surgiu da atuação das organizadoras na Comissão Permanente de Inclusão (CPIA) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES) que ratificou o que já era de conhecimento: urge que pesquisemos e publiquemos mais sobre a inclusão e diversidade no ensino superior. Isso se deve, decerto, por ser um fenômeno recente, já que o aumento das matrículas dos alunos com Necessidades Educacionais Específicas (NEE) no ensino superior vem aumentando nos últimos dez anos.
Por isso, esse dossiê divulga textos originais oriundos de pesquisas e relatos de experiências que versam acerca das políticas institucionais, práticas pedagógicas e formação docente com vistas à inclusão de estudantes com necessidades específicas e o respeito à diversidade com foco no ensino superior.
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n. esp. (2016): Saberes: Filosofia e Educação - Filosofia, Lógica e Metafísica analítica - ???o???? II
O presente número especial reúne artigos apresentados na segunda edição do Workshop ???o???? (Filosofia, Lógica e Metafísica analítica).
O Workshop ???o????, promovido pelo Grupo de Lógica e Filosofia Formal da UFRN, tem por propósito unir lógicos que trabalham na intersecção entre Lógica e Metafísica, através de aplicações de métodos formais em Filosofia. Lógica, enquanto inicialmente considerada como um ramo da Filosofia, superou seus propósitos originais e encontrou ligações com outras áreas da filosofia, tais como Filosofia da Linguagem, Filosofia da Matemática, Filosofia da Ciência e Filosofia da Mente.
Desde o seu desenvolvimento moderno, a Lógica se demonstrou ser uma ferramenta poderosa para analisar diferentes teorias filosóficas, assim como seus fundamentos e implicações; além disso, o nascimento e desenvolvimento das Lógicas não-clássicas expandiu seu domínio de aplicação muito além dos sonhos de seus progenitores.
Tópicos de interesse para nosso Worshop incluem, mas não estão limitados a:
• Metafísica Modal
• Referência e Descrições
• Tópicos filosóficos em Lógicas não-clássicas
• Valores de verdade
• Consequência Lógica
• Pluralismo Lógico x Monismo Lógico
• Neutralidade Lógica e Metafísica
• Paradoxos
A primeira edição do FILOMENA, realizado na UFRN em Setembro de 2014, contou com a participação 15 comunicações e uma mesa redonda sobre “The philosophy of contradictions”, com os seguintes participantes: Hitoshi Omori (CUNY), Peter Verdée (KU-Leuven), Marcos Silva (UFC), Chair: João Marcos (UFRN). -
n. esp. (2015): Saberes: Filosofia e Educação - I ENAFA e XXIV Semana de Filosofia da UFRN
Este número especial de 2015 apresenta um conjunto de discussões e problemas em diversas interfaces da Filosofia apresentados no I ENAFA - Encontro Nacional de Filosofia e Arte e na XXIV Semana de Filosofia. São dois eventos que ocorreram concomitantemente entre os dias 03 e 07 de novembro de 2014, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O projeto é uma iniciativa do PET Filosofia e Departamento de Filosofia.
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Saberes: Filosofia e Educação
n. 9 (2014)UMA ANÁLISE DA DESIGUALDADE SOCIAL SOB A PERSPECTIVA DO PRINCÍPIO DA DIFERENÇA NA TEORIA DA JUSTIÇA DE JOHN RAWLS; Luca Nogueira Igansi. PARTIDO E TOTALITARISMO EM HANNAH ARENDT; Gustavo Jaccottet Freitas. O CORPO HUMANO COMO CHAVE DE ACESSO AO “ENIGMA DO MUNDO”; Gilmara Coutinho. SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE O HABITAR POÉTICO E A SUBJETIVIDADE; Marcus Vinicius de Souza Nunes. EROS, THANATOS E CIVILIZAÇÃO: UMA RELAÇÃO AINDA INESGOTADA; Daltro Lucena Ulguim, Avelino da Rosa Oliveira. ESTRATÉGIAS TRANSCENDENTAIS DE MICHEL BITBOL DIANTE DO DESAFIO DA FÍSICA MODERNA; Gabriel Almeida Assumpção; JUSTIÇA E EDUCAÇÃO NA REPÚBLICA DE PLATÃO; José João Neves Barbosa Vicente. A EDUCAÇÃO EM ALCÂNTARA PELO VIÉS DOS DADOS CENSITÁRIOS; Ricardo Costa de Sousa. POR UMA FORMAÇÃO CIENTÍFICA POSSÍVEL; Maria Olinda Pimentel. FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO: PROPOSTA VERSUS PROBLEMATIZAÇÃO; Laís Franco Amorim Vieira de Sá -
Saberes: Filosofia e Educação
n. 8 (2013)SOLITÁRIOS NA MULTIDÃO: O SENTIMENTO DE MODERNIDADE NA OBRA DE POE E VALÉRY, Anna Waleska Nobre Cunha de Menezes ; MODOS DA SILOGÍSTICA: PROVAS DE VALIDADE E INVALIDADE EM ARISTÓTELES, Elton Luiz Rasch ; A MORALIDADE SOB O AUSPÍCIO DAS CIÊNCIAS MODERNAS: UM DIÁLOGO ENTRE JEAN JACQUES ROUSSEAU E HANS JONAS, Harim Britto ; INCOMENSURABILIDADE E RACIONALIDADE EM THOMAS KUHN, Adan John Gomes da Silva ; DIDÁTICA NO ENSINO SUPERIOR: PERSPECTIVAS E DESAFIOS, Eniel do Espírito Santo, Luiz Carlos Sacramento da Luz ; ASPECTOS GERAIS DA ROTINA ESCOLAR NA PRÉ-ESCOLA, Maria José Silva Lobato ; INTERAÇÃO UNIVERSIDADE-ESCOLA: REFLEXÕES SOBRE A TRAJETÓRIA DE UMA PESQUISA-INTERVENÇÃO, Marilce da Costa Campos Rodrigues, Aline Maria de medeiros Rodrigues Reali, Daniela Dotto Machado, Jane Borges de Oliveira Santos, Marcia Regina Onofre, Maria Iolanda Monteiro, Terence Peixoto dos Santos ; JOHN DEWEY E MONTEIRO LOBATO: AMBIENTE SOCIAL E CONDIÇÕES DE CRESCIMENTO NO ROMANCE O PRESIDENTE NEGRO, José Claudio Matos, Camila Oliveira Silva