O princípio da proporcionalidade como parâmetro de controle judicial de constitucionalidade

Autores

  • Alba Paulo de Azevedo Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Maria dos Remédios Fontes Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.21680/1982-310X.2010v3n01ID4320

Palavras-chave:

Direitos fundamentais, Princípio da proporcionalidade, Controle judicial, Constitucionalidade

Resumo

O presente artigo traça uma abordagem acerca do princípio da proporcionalidade como parâmetro de controle judicial de constitucionalidade a partir da concepção originalmente desenvolvida pela jurisprudência do Tribunal Constitucional Federal alemão. Enfoca sua recepção no Brasil sob decisiva influência de Portugal. Adentra no problema da necessidade ou não de ainda se distinguir proporcionalidade de razoabilidade. Realça os elementos constitutivos da proporcionalidade. Mostra referido princípio enquanto solução na colisão de direitos fundamentais. Enfrenta a questão da proporcionalidade na jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, inclusive como instrumento de mera retórica legitimadora ao invés de autêntica ferramenta decisória.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alba Paulo de Azevedo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutoranda em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Possui mestrado em Direito (2010) e graduação em Direito (1998) pela UFRN. Exerce o magistério superior desde o ano de 2001, com atuação em cursos de graduação e pós-graduação jurídicas (ESMARN, FESMP/RN, Academia de Polícia Militar/RN, FAL, Estácio FAL, UnP e UFRN). Tem experiência na área de Direito Público, com ênfase em Poder Judiciário, Democracia, Gênero e Justiça Penal Consensual. Coordena o Programa de Pós-Graduação Lato Sensu na Escola da Magistratura do Estado do Rio Grande do Norte. Faz parte do corpo docente da ESMARN. Integra o Grupo de Pesquisa Social da UFRN (GPS - UFRN), cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil/Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Comitê de Valorização Feminina no âmbito do Poder Judiciário do Estado do Rio Grande Norte. É Juíza de Direito titular da 2 Vara de Execução Fiscal e Tributária da Comarca de Natal/RN, Coordenadora dos Centros Judiciários de Solução Consensual de Conflitos (CEJUSCs) da Zona Norte, Fiscal Estadual e Fiscal Municipal da Comarca de Natal. Autora do livro Processo penal eletrônico e direitos fundamentais, publicado pela Juruá Editora.

Maria dos Remédios Fontes Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

ossui Graduação em Direito pela Faculdade de Ciências Jurídicas e Socias-UNIPÊ, João Pessoa-PB (1972-1977). Especialização em Direito Processual Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN (19801981). Especialização em Direito do Estado pela Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC(1979-1980). Mestrado e Doutorado em Direitos Humanos pela Université Catholique de Lyon - Institute de Droits de L'homme-França (1989-1993). Pós-doutorado pela Universitè Lummière Lyon 2 - França (2007-2008). Coordenadora do Grupo de Pesquisa DIREITO, ESTADO E SOCIDADE-CNPq.(1997-2018). Coordenadora do Curso de Mestrado Interinstitucional em Direito-MINTER, em convênio com a Universidade Federal de Pernambuco (1997- 2000). Consultora Pedagógica da Escola da Magistratura do Rio Grande do Norte-ESMARN(2000-2015). Vice-diretora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas-CCSA-UFRN(1999-2003). Pró-reitora Adjunta de Pós-graduação da UFRN(2003-2007) Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Direito da UFRN. (2003...2019). Coordenadora dos Cursos de Especialização em Direito e Cidadania, Direito Constitucional, Direito Tributário, Direito Civil e Processual Civil (1997...2018). Professora TITULAR do Departamento de Direito Processual e Propendêutica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN. Professora HONORIS CAUSA da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN. Tem experiência acadêmica nas áreas de Direitos Especiais, com ênfase em Direitos Humanos, Direito Ambiental, Ética e Direitos Fundamentais, bem como em Metodologia da Investigação Científica

Referências

ALEXY, Robert. Teoria dos direitos fundamentais. Tradução Virgílio Afonso da Silva. São Paulo: Malheiros, 2008.

BARROS, Suzana de Toledo. O princípio da proporcionalidade e o controle de

constitucionalidade das leis restritivas de direitos fundamentais. 2. ed. Brasília: Brasília Jurídica, 2000.

DANTAS, F. C. de San Tiago. Igualdade perante a lei e due process of law: contribuição ao estudo da limitação do Poder Legislativo. Revista Forense, v. 116, p. 357-367, Rio de Janeiro, 1948.

DIMOULIS, Dimitri; MARTINS, Leonardo. Teoria geral dos direitos fundamentais. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2008.

FREITAS, Juarez. A melhor interpretação constitucional versus a única resposta correta. In: LOIS, Cecília Caballero; BASTOS JÚNIOR, Luiz Magno Pinto; LEITE, Roberto Basilone (Coord.). A constituição como espelho da realidade: interpretação e jurisdição constitucionais em debate – homenagem a Silvio Dobrowolski. São Paulo: LTr, 2007. p. 83-111.

GUERRA, Sérgio. O princípio da proporcionalidade na pós-modernidade. Disponível em: http://www.direitodoestado.com/revista/REDE-2-ABRIL-2005-SERGIO%GUERRA.pdf. Acesso em: 20 jul. 2009.

GUERRA FILHO, Willis Santiago. Noções fundamentais sobre o princípio constitucional da proporcionalidade. In: CAMARGO, Marcelo Novelino (Organizador). Leituras complementares de direito constitucional: controle de constitucionalidade e hermenêutica constitucional. Bahia: Juspodivm, 2008. p. 45-70.

GUERRA FILHO, Willis Santiago. O princípio constitucional da proporcionalidade. Disponível em: http://www.trt15.jus.br/escola_da_magistratura/Rev20Art6.pdf. Acesso em: 20 jul. 2009.

MARMELSTEIN, George. Curso de direitos fundamentais. São Paulo: Atlas, 2008.

MEDAUAR, Odete. Direito administrativo moderno. 12ed. rev. , atual. e ampl. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2008.

MENDES, Gilmar Ferreira. Direitos fundamentais e controle de constitucionalidade: estudos de direito constitucional. 3. ed. rev. e ampl. São Paulo: Saraiva, 2004.

MENDES, Gilmar Ferreira; COELHO, Inocêncio Mártires; BRANCO, Paulo Gustavo Gonet. Curso de direito constitucional. 3.ed. rev. e atual. São Paulo: Saraiva, 2008.

NOVELINO, Marcelo. Teoria da constituição e controle de constitucionalidade. Bahia: Juspodivm, 2008.

SANCHÍS, Luis Prieto. El juicio de ponderación constitucional. In: CARBONELL, Miguel (Coordinador). El principio de proporcionalidad en el Estado constitucional. Colombia: Universidad Externado de Colombia, 2007. p. 99-146.

SARLET, Ingo. Direitos fundamentais e proporcionalidade: notas a respeito dos limites e possibilidades da aplicação das categorias da proibição de excesso e de insuficiência em matéria criminal. In: CAMARGO, Marcelo Novelino (Organizador). Leituras complementares de direito constitucional: controle de constitucionalidade e hermenêutica constitucional. Bahia: Juspodivm, 2008. p. 19-44.

SILVA, Luís Virgílio Afonso da. O proporcional e o razoável. Revista dos Tribunais, São Paulo, ano 91, v. 798, p. 23-50, abr. 2002.

STEINMETZ, Wilson Antônio. Colisão de direitos fundamentais e princípio da

proporcionalidade. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2001.

TOLEDO, Cláudia. Direito adquirido e estado democrático de direito. São Paulo: Landy Editora, 2003.

Downloads

Publicado

01-02-2010

Como Citar

AZEVEDO, Alba Paulo de; SILVA, Maria dos Remédios Fontes. O princípio da proporcionalidade como parâmetro de controle judicial de constitucionalidade. Revista Digital Constituição e Garantia de Direitos, [S. l.], v. 3, n. 01, 2010. DOI: 10.21680/1982-310X.2010v3n01ID4320. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/constituicaoegarantiadedireitos/article/view/4320. Acesso em: 14 maio. 2026.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.