Vol. 25 No. 01 (2025): DOSSIÊ INTERFACE SAÚDE MENTAL E EDUCAÇÃO: TECENDO SABERES INTERDISCIPLINARES

					View Vol. 25 No. 01 (2025): DOSSIÊ INTERFACE SAÚDE MENTAL E EDUCAÇÃO: TECENDO SABERES INTERDISCIPLINARES

O contexto educacional tem se mostrado um espaço essencial para reflexões sobre a saúde mental, considerando seu papel central na formação humana. As demandas envolvendo a saúde mental de crianças, jovens, professores e demais profissionais da educação evidenciam a relevância e a urgência dessa discussão no âmbito escolar. Tais reflexões devem evitar abordagens patologizantes ou estigmatizantes, promovendo práticas contextualizadas com a realidade educacional.

O Dossiê "Interface saúde mental e educação: tecendo saberes interdisciplinares" busca reunir artigos que explorem essa temática, por meio de estudos de casos, relatos de experiências ou resultados de pesquisas científicas. Ele será dividido em duas seções: uma aberta à comunidade acadêmica e outra destinada exclusivamente às produções de professores e estudantes integrantes da Rede Pode Falar.

Além disso, esta edição também aceitará submissões de artigos de temática geral, ampliando o diálogo acadêmico para outras áreas de relevância no campo educacional.

A Rede Pode Falar, uma iniciativa do UNICEF em parceria com organizações da sociedade civil e universidades, promove ações como o canal Podefalar.org, que oferece acolhimento virtual em saúde mental para adolescentes e jovens de 13 a 24 anos, reforçando a importância dessa temática.

Published: 03-01-2025

Educação especial e inclusiva

  • PROFESSIONAL TRAJECTORIES OF PEOPLE WITH ACQUIRED BLINDNESS IN THE SERIDÓ/RN REGION

    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n01ID37668
    LUZIA GUACIRA SANTOS SILVA, MARIA DA CONCEIÇÃO BEZERRA VARELLA, JOSEFA ROSENEIDE RODRIGUES PAZ
    EE01
  • ON THE RELATIONSHIP BETWEEN SOCRATES AND TRAINING THE PROCESS OF DEVELOPING MASTERY

    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n01ID37237
    Miguel da Silva Rossetto, Samuel Martini
    FEE01

Relatos de experiências

  • LEARNING PRÁXIS IN EARLY CHILDHOOD EDUCATION AN EXPERIENCE REPORT

    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n01ID38123
    Cauê Almeida Galvão, Lídia Cristina Medeiros de Ara´´ujo, Nicole Maria de Medeiros
    RE01