v. 25 n. 01 (2025): Dossiê Interface Saúde Mental e Educação: Tecendo Saberes Interdisciplinares

					Visualizar v. 25 n. 01 (2025): Dossiê Interface Saúde Mental e Educação: Tecendo Saberes Interdisciplinares

O contexto educacional tem se mostrado um espaço essencial para reflexões sobre a saúde mental, considerando seu papel central na formação humana. As demandas envolvendo a saúde mental de crianças, jovens, professores e demais profissionais da educação evidenciam a relevância e a urgência dessa discussão no âmbito escolar. Tais reflexões devem evitar abordagens patologizantes ou estigmatizantes, promovendo práticas contextualizadas com a realidade educacional.

O Dossiê "Interface saúde mental e educação: tecendo saberes interdisciplinares" busca reunir artigos que explorem essa temática, por meio de estudos de casos, relatos de experiências ou resultados de pesquisas científicas. Ele será dividido em duas seções: uma aberta à comunidade acadêmica e outra destinada exclusivamente às produções de professores e estudantes integrantes da Rede Pode Falar.

Além disso, esta edição também aceitará submissões de artigos de temática geral, ampliando o diálogo acadêmico para outras áreas de relevância no campo educacional.

A Rede Pode Falar, uma iniciativa do UNICEF em parceria com organizações da sociedade civil e universidades, promove ações como o canal Podefalar.org, que oferece acolhimento virtual em saúde mental para adolescentes e jovens de 13 a 24 anos, reforçando a importância dessa temática.

Publicado: 03-01-2025

Dossiê: Interface Saúde Mental e Educação: Tecendo Saberes Interdisciplinares

  • CONSIDERAÇÕES SOBRE A PRODUÇÃO DE SAÚDE E DE SOFRIMENTO MENTAL NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR

    Luciana Francisca de Oliveira, Rosemarie Gartner Tschiedel
    SM13
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n01ID38127
  • TRAJETÓRIAS DE MENINAS NA FUNASE SUAS EMOÇÕES, A MEDIDA DE INTERNAÇÃO, A EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL

    Bruno Cézar Farias Melo, Érica Gonçalves Nunes, Hugo Monteiro Ferreira
    SM14
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n01ID39268
  • ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE ASSISTÊNCIA REFLEXÕES A PARTIR DE ATENDIMENTOS NUM PROJETO DE VULNERABILIDADE JUVENIL

    Cristina Miyuki Hashizume, Ana Lívia de Sousa
    SM16
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n01ID38158
  • A ESCOLA DO MANICÔMIO UMA ANÁLISE SOBRE EDUCAÇÃO, EXPERIÊNCIAS INTERDITADAS E EPISTEMOLOGIAS EMANCIPATÓRIAS EM ESPAÇO DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE

    Jardélia Rodrigues de Sa, FERNANDA DA SILVA
    SM11
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n01ID38113
  • CAMINHO FORMATIVO DE PROFISSIONAIS DO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL ROMPENDO MUROS, CONSTRUINDO HISTÓRIAS

    José Evangelista Lima, Ana Lúcia Oliveira Aguiar, Stenio de Brito Fernandes
    SM12
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n01ID36961
  • TECNOLOGIA, EDUCAÇÃO E PERSONALIDADE UMA REFLEXÃO CRÍTICA

    Erika Giacometti Rocha Berribili, Luiz Roberto Gomes
    SM15
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n01ID37201
  • AUTISMO COMO JUSTIFICATIVA PARA COMPORTAMENTOS INDESEJÁVEIS REFLEXÃO A PARTIR DE UM ESTUDO DE CASO

    Alberto Shodi Yamashiro, Marcos Roberto Vieira Garcia
    SM01
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n01ID38120
  • BURNOUT EM EDUCADORES DO ENSINO BÁSICO CAUSAS E INTERVENÇÕES

    Lelio Favacho Braga, Aline Nascimento Braga, Mª Gilvania da Silva Alves, Alessandra Nascimento Braga
    SM02
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n01ID37015
  • ENSAIO SOBRE UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO DE ATENDENTES NA REDE PODE FALAR

    Daniela Reis e Silva, Eduardo Coelho Ceotto, Julia Rangel Coutinho, Welligton Ribeiro Queiroz Júnior
    SM03
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n01ID38261
  • ABUSO SEXUAL DE MENINOS DETERMINANTES SOCIAIS E IMPACTOS PSICOSSOCIAIS

    Cristian Geovane Gauto Vasques, Alberto Mesaque Martins
    SM04
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n01ID38376
  • ESCUTA E ACOLHIMENTO EM SAÚDE MENTAL A EXPERIÊNCIA DE UNIVERSITÁRIOS EM ATENDIMENTO NO PODE FALAR

    GISELE CRISTINA RESENDE, LUCAS LUAN LOIOLA PIMENTEL, ALANA GABRIELE DE PAULA QUINTERO
    SM05
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n01ID38253
  • Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT) na promoção da saúde mental de crianças e adolescentes a abordagem de Louise Hayes

    Gabriela Esteves Lopes
    SM06
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n01ID38128
  • PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL NA ESCOLA REFLEXÕES A PARTIR DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

    Katia Regina Lopes Costa Freire, Danielle Oliveira da Nóbrega, Ana Carolina Laurentina Thomaz, Adriana de Aguiar Pereira, Júlia Pereira Furtunato , Marina Santos da Silva
    SM07
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n01ID38252
  • O SOFRIMENTO PSICOSSOCIAL NA UNIVERSIDADE OUVINDO ESTUDANTES EM TEMPOS DE CRISE

    Heliane de Almeida Lins Leitão, Susane Vasconcelos Zanotti, Lucélia Maria Lima da Silva Gomes, Kyssia Marcelle Calheiros Santos
    SM08
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n01ID38106
  • PROFESSORAS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19 relações entre gênero, trabalho doméstico e docência

    Maria Tereza Morais Medeiros Dias, Hadassa Monteiro de Albuquerque Lucena, André Duarte Lucena, Fabrícia Nascimento de Oliveira, André Luiz dos Santos Paiva
    SM09
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n01ID38129
  • OS CAMINHOS DA PSICOLOGIA COMUNITÁRIA E DA EDUCAÇÃO POPULAR COMO FORMAS DE RESISTÊNCIA NA LUTA PELA CONQUISTA DA TERRA DO ACAMPAMENTO VIVA DEUS DE IMPERATRIZ/MA.

    Marcos Moreira Lira, João Lucas Bruno e Silva, Rosaria Helena Ruiz Nakashima
    SM10
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n01ID37245

Educação especial e inclusiva

  • Os PROFESSORES DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE UM OLHAR SOBRE O TRABALHO COLABORATIVO E A INCLUSÃO ESCOLAR

    Linda Carter Souza da Silva, Marianna Medeiros da Silva, Alessandra de Araújo Gonçalves Gomes
    EE04
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n01ID37777
  • A ÓTICA DOCENTE SOBRE DEFICIÊNCIA VISUAL REFLEXÕES ACERCA DE PRÁTICAS QUE LEVEM À EDUCAÇÃO INCLUSIVA

    Flávia Freire de Oliveira, Paulo Ivo Silva de Medeiros
    EE02
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n01ID37726
  • TRAJETÓRIAS PROFISSIONAIS DE PESSOAS COM CEGUEIRA ADQUIRIDA NA REGIÃO DO SERIDÓ/RN

    LUZIA GUACIRA SANTOS SILVA, MARIA DA CONCEIÇÃO BEZERRA VARELLA, JOSEFA ROSENEIDE RODRIGUES PAZ
    EE01
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n01ID37668
  • A INCLUSÃO ESCOLAR DO ESTUDANTE COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA UM ESTUDO PELA ÓTICA DA PSICOLOGIA COGNITIVA DE FEUERSTEIN

    Priscila Dayane Araújo Dantas Souto, Katia Regina Lopes Costa Freire
    EE03
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n01ID37618
  • DA RELAÇÃO ENTRE SÓCRATES E A FORMAÇÃO O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DA MESTRIA

    Miguel da Silva Rossetto, Samuel Martini
    FEE01
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n01ID37237

Filosofia e linguagens

  • ENTRE VOZES E IDENTIDADES UMA ANÁLISE DIALÓGICA E INTERSECCIONAL EM "ESTRELAS ALÉM DO TEMPO" (2016)

    Helaine de Souza Maciel, Fábio Marques de Souza
    FI02
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n01ID39987
  • DO MITO À RESISTÊNCIA O ÄTTESTUPA E A CRÍTICA CULTURAL EM NORSEMEN

    Déborah Letícia Ferreira de Sousa , Fábio Marques de Souza
    FI03
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n01ID40622
  • O CORPO ENQUANTO LINGUAGEM A PARTIR DA PERSPECTIVA DO CÍRCULO DE BAKHTIN

    Fábio Marques de Souza, Alexandre de Souza Cruz , Ramon Fagner de Queiroz Macedo Macedo
    FI01
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n01ID39939

Surdidade em foco

  • OS GÊNEROS DO DISCURSO NA LITERATURA SURDA ABORDAGEM BAKHTINIANA PARA AQUISIÇÃO LINGUÍSTICA E CULTURAL EM CRIANÇAS SURDA

    Macileide Rufino Silva, Agenor Leandro de Sousa Filho, Maria Rerbelânia de Souza Pereira Pereira, Martha Milene Fontenelle Carvalho
    SF01
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n01ID38528

Educação e Ensino

Artigos (interdisciplinar)

Relatos de experiências

  • REPENSAR AS RESISTÊNCIAS A PARTIR DAS NARRATIVAS A POTÊNCIA DESCOLONIZADORA DA AULA DE CAMPO

    Cauê Almeida Galvão, Danielly Silva dos Santos, Camila Brito de Lima Cândido
    RE05
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n01ID39851
  • PRÁTICAS EFETIVAS E SEGURAS DE MEDICAÇÃO ITINERÁRIO DE IMPLANTAÇÃO CURRICULAR NA ESCOLA MULTICAMPI DE CIÊNCIAS MÉDICAS

    Almária Mariz Batista, Raphael Raniere de Oliveira Costa, Marcelo Viana da Costa
    RE04
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n01ID37954
  • RELATO DE EXPERIÊNCIA DO CURSO EDUCAÇÃO ESPECIAL NO CONTEXTO DA ESCOLA INCLUSIVA O SAEE EM FOCO

    Ruan Max Bai da Rocha, Roxana Silva
    RE03
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n01ID33080
  • Residência Pedagógica e Ludicidade experiências em relato

    Cauê Almeida Galvão, Rayza de Lira Tavares
    RE02
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n01ID38933
  • APRENDENDO A PRÁXIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

    Cauê Almeida Galvão, Lídia Cristina Medeiros de Ara´´ujo, Nicole Maria de Medeiros
    RE01
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n01ID38123

Ensaios